DESAFIO ACEITAVEL

DESAFIO ACEITAVEL

“E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” Jeremias 29:13

A nossa vida é um constante desafio. Temos obstáculos de todo o tipo para superar, decisões que são tomadas e podem alterar completamente as nossas vidas, e, toda uma séria de situações embaraçosas, ou não, com as quais nos deparamos em cada dia. O que valoriza a nossa existência são os desafios que aceitamos e que nos levam mais além do que estávamos à espera.

Muitas pessoas são muito criteriosas nas escolhas que fazem, e, nem sempre são as melhores, ou as que levam a um bom destino. Mas não nos devemos culpar mutuamente pelos desafios que nos propusemos alcançar e que não foram bem sucedidos. Deus está aí para endireitar o que está torto, as veredas que nos fizeram sair do Caminho.

As palavras do profeta Jeremias são um misto de surpresa e de tranquilidade. Deus, o próprio Deus Criador e Sustentador de todas as coisas, desafia-nos a buscá-Lo, mas com a promessa de que O vamos encontrar se O buscarmos com todo o nosso coração.

Alguns nem se dão conta da sua importância, uma vez que ignoram que fomos criados por Ele e pertencemos-Lhe, querendo ou não aceitando essa verdade.
Deus coloca-se ao nosso alcance, se estivermos dispostos a buscá-Lo.

Lamentavelmente para uma grande parte de nós, não pensamos Nele e muito menos estamos dispostos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para O acharmos. Deus não está longe, nós é que queremos distanciar-nos Dele tantas vezes, como se isso fosse possível. Provavelmente valorizamos aquilo que não tem nenhum ou pouco valor, em prol do que é mais importante nesta vida, que é uma relação estável e segura com Deus.

Quando nós negligenciamos o desafio de buscarmos a Deus, constitui perdas irreparáveis, não só nesta vida, mas pela eternidade.

Apesar deste texto bíblico ser dirigido ao povo judaico, é Palavra de Deus que está escrita para o nosso ensino também. Esta era uma palavra de esperança para um povo exilado, enviada por um dos profetas de Deus, manifestando que Ele estava ao alcance deles, caso estivessem na disposição de O buscar.

Deus é em todas as circunstâncias da vida, boas e más, o Único que pode trazer paz e serenidade.

Jesus Cristo, no sermão do monte, desafia-nos com palavras semelhantes: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre. E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se, vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” Mateus 7:7-11


Ao longo dos tempos, são inúmeros aqueles que têm encontrado abrigo, consolo e livramento, para as duras cargas da vida. Ainda hoje fazemos soá-las:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28.


Reforço-as, com o que foi dito pelo evangelista João ao registar o que Ele mesmo disse: “Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” João 6:37

Não lhe parece que é tempo de buscar a Deus? Não se sente cansado de buscar e de clamar em vão a quem não o pode ouvir e muito menos ajudar? A falta de confiança pelo acto de termos buscado em vão, leva muitos a duvidar de que Deus esteja na disposição de ser achado. Mas não esqueçamos o que foi dito por Jeremias:
“…Quando me buscardes de todo o vosso coração.”

Este é o segredo. Buscando-O desta forma, Deus garante que O vamos achar.
Esta é uma promessa fiel. A busca é uma caminhada que exige esforço e dedicação, mas é garantida uma recompensa inestimável. O egoísmo, o orgulho, o medo, entre outros sentimentos, podem construir barreiras nesta busca, mas aceite o desafio divino, e Ele ajuda a superá-las.

Deus não está escondido e inacessível, mas é Alguém que deseja relacionar-se conosco e revelar-nos a Sua vontade.

No Novo Testamento, encontramos uma promessa semelhante:
“Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós.” Tiago 4:8.
Tiago nos encoraja a nos aproximarmos de Deus e nos promete que Ele virá ao nosso encontro. Ele vê-te, ouve-te e como te ama, deseja ver as tuas necessidades supridas pela tua fé Nele.

Buscar a Deus é um processo contínuo que envolve um desejo sincero de conhecer a Deus e uma disposição para obedecer à Sua vontade.
Busquemos a Deus com sinceridade e então os nossos olhos serão abertos para vermos a Sua mão a agir sobrenaturalmente nas nossas vidas.
J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS