A DECISÃO, A DIREÇÃO E O DESTINO…

“Entrai pela PORTA ESTREITA, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o CAMINHO que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” Mateus 7:13,14

Este conselho dado por Jesus praticamente na conclusão do Seu sermão no monte, é demasiado importante. Por que razão somos aconselhados a entrar pela PORTA ESTREITA? Porque a porta larga que leva a um caminho muito mais espaçoso, muitos entram por ela e perdem-se. Só por isto, deveríamos considerar seriamente que muitos de nós caminhamos “no espaçoso” e que nem nos damos conta do seu DESTINO.

Parece muito mais apetecível e confortável caminhar “à-vontade” no caminho largo do que andar num caminho estreito. Mas é um engano, pois é muito mais fácil perder o objetivo. No caminho largo cabem todos, e há tanta distração que o homem acaba por não sair do mesmo lugar, andar às voltas ou até perder a direção. No caminho estreito não há opção a não ser seguir em frente, ultrapassar os obstáculos, atingir objetivos e continuar o mais leve possível, pensando e olhando para o alvo.

Quando Jesus nos aconselha a entrar pela porta estreita fala-nos de DECISÃO.

Três coisas são importantes a tomar em conta na ordem de Jesus: A porta, (partida, decisão), o caminho, (direção, trajeto), e o alvo (destino, eternidade). Todas elas estão interligadas, e, em Cristo, não há qualquer possibilidade de andar perdido.

No caso das portas, uma é estreita, ao passo que a outra é larga. Pela porta larga são muitos os que entram por ela, ao passo que na estreita, é necessário que seja encontrada. Não é fácil encontrá-la. Tem de haver uma necessidade pessoal de a desejar, procurar e encontrar. Nesta escolha tem de haver diligência. Ela está ao nosso alcance, mas precisamos desejar entrar por ela para achar vida. Infelizmente, poucos são os que a encontram, disse Jesus. Será devido à decisão de entrar pela larga e não se quererem dar ao trabalho de procurar a porta estreita?

Ainda bem que ela não está escondida! É acessível! Jesus é essa PORTA ESTREITA!
Ele é a porta das ovelhas: “Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que EU SOU A PORTA DAS OVELHAS… Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” João 10:7,9

Pelas palavras que lemos neste evangelho, corresponde na íntegra ao que Jesus falou no sermão do monte. Esta é a porta que leva à vida e à segurança eterna. Não há que enganar. É verdade que a porta é estreita e o caminho apertado, mas leva à Vida! O mais importante não é o começo, mas o final onde somos levados!

Quanto ao caminho, “não há que enganar”! Alguns há que não estão dispostos e nem sequer se preocupam em “conhecer o caminho”. Muitos já têm o seu próprio, pessoal, e por nenhuma razão estão dispostos a abandoná-lo, mesmo não sabendo onde o mesmo os poderá levar.

Para aqueles que precisam e que querem conhecer O CAMINHO, aí está ele: “Disse-lhe Jesus: Eu sou O CAMINHO, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6

Os primeiros seguidores também tinham necessidade de encontrar O CAMINHO, e Jesus foi bastante esclarecedor: “Mesmo vós sabeis para onde vou e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho?” João 14:4,5

Esta é a resposta à pergunta que todos nós fazemos em determinado tempo da nossa vida. E é tudo o que também precisamos de saber. Pode ser estreito, mas tem espaço suficiente para que nele encontremos “pastagens”…

Finalmente quanto ao DESTINO da nossa caminhada, depende inteiramente daquilo que estamos dispostos a querer receber. Vida ou perdição? Jesus apresentou-se como A VIDA.
Quem entra por Jesus, salvar-se-á. Jesus é o CAMINHO que leva à vida, porque Ele mesmo é a VIDA.

Decidir mudar, está nas tuas mãos! Ninguém pode tomar a decisão que nos cabe a nós, inteiramente. Ele é a Porta, Ele é o Caminho e Ele, e só Ele, é a Vida.
Tudo o que precisamos de fazer é de crer em Jesus Cristo e segui-Lo. Será que estamos dispostos a deixar as veredas estonteantes que nos tentam fazer sair do Caminho? Se te sentes errante pede hoje mesmo Socorro ao Grande Deus que te ama e te procura!

“Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia Nele, e Ele tudo fará.” Salmo 37:5
 
J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2020

Tags

APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO aflição aliança evangelica alma amizade amor de Deus amor ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta barro bem biblia boas novas boas perspectivas caminho campanhas cansados compromisso comunidade confiança confiar conhecer consolo convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão descanso destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe filho de Deus fortaleza higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos mais que vencedores mal marcha por jesus medo mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder portugal para jesus pregar prevenção covid19 procurar promessas prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa servir sim sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ