TENHA BOAS PERSPETIVAS PARA ESTE NOVO ANO!

Para além de fazer parte de uma tradição, raros são os que não fazem planos para um novo ano. Deixando de lado as superstições e sonhos inatingíveis, todos nós desejamos sempre algo melhor que nos ajude a viver uma vida mais tranquila e prazerosa. Estes dois anos anteriores marcaram muitas pessoas pessoalmente e socialmente de forma tão profunda, devido à Pandemia que não só afetou o nosso dia-a-dia, mas também o das famílias e da população em geral. O mundo não ficou igual. E ninguém deseja que ainda algo pior volte a alterar a nossa vida de forma tão drástica.

Certamente que nos nossos planos queremos o melhor para nós e para a nossa família e amigos. Mas quem nos pode garantir que isso aconteça? O facto de desejar não está mal, mas a sua realização é completamente diferente.

No livro de Provérbios encontramos escrito o seguinte: “O coração do homem considera o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.” 16:19
“Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; o homem, pois, como entenderá o seu caminho?” Provérbios 20:24


Fazer planos sem contar com Deus, leva ao fracasso. Somos livres para não crer em Deus, na Sua Palavra, nos Seus bons desejos para a nossa vida, mas isso não anula a verdade do que diz a Bíblia. No nosso íntimo podemos lutar contra uma vida sem Deus, mas não vamos sair vencedores.

Aprendamos então a fazer planos, mas a contarmos com o Autor da Vida para nos orientar de acordo com a Sua divina Vontade. Mesmo que tenhamos dificuldade em nos sujeitarmos à Sua soberana vontade, peçamos a Sua ajuda, sejamos honestos, e vamos ver que não há nada melhor do que viver em paz com Deus, e deixarmo-nos guiar por Ele.

A epístola de Tiago fala da falibilidade dos projetos humanos ao não considerarmos Deus como o Senhor e Salvador das nossas vidas.

“Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas, agora, vos gloriais em vossas presunções; toda glória tal como esta é maligna. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado.” Tiago 4:13-17

Na nossa presunção, tantas vezes decidimos avançar para levar a bom termo os nossos planos e desejos, mas quantos de nós temos a coragem de admitir que já falhámos por fazer as coisas por nossa conta? Podemos confessar que é melhor arriscar e falhar, do que falhar por nunca ter arriscado… mas há coisas que precisam ser feitas de novo por tão tortas ou escabrosas se tornarem. E Deus é “perito” nisso. Ele tem poder para fazer novas todas as coisas.

A humildade no coração humano sempre o beneficiará mais do que o orgulho. “Se Deus quiser e se formos vivos, fazemos isto e aquilo”. Agora temos necessidade de entender que muitas das coisas boas que desejamos não estão nas nossas mãos alcançá-las, nem tão pouco dependem de nós.

Nem as crendices culturais e populares, nem as filosofias deste mundo, conseguem trazer à nossa vida aquilo que desejamos. Ficou claramente demonstrado que aqueles que dizem conhecer ou adivinhar o futuro, estão na posse da razão. Nem o homem mais sábio ou adivinho, previu que 2019 e 2020, ficassem tão marcados pela pandemia e por todas as consequências que daí vieram.

Porque não experimenta começar este novo ano com Deus? Sim!  Só pelo facto de render a Ele os seus anseios, projetos, necessidades, carências e disposição para entregar-se completamente nas suas Suas mãos e a segui-Lo de acordo com a Sua vontade, encontrará o perdão, a misericórdia e a graça de Deus neste novo ano, e acredito de todo o meu coração de vai começar a viver uma “vida nova”, como um dia com Deus, que não vai ter fim…

É de ressaltar este ponto pelo facto impactante de uma história contada por Jesus.

“E propôs-lhes uma parábola, dizendo: a herdade de um homem rico tinha produzido com abundância. E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus.” Lucas 12:16-21

Podemos considerar que se trata apenas de uma história, e realmente é verdade, mas quantos em situações tão semelhantes a estas perdem instantaneamente aquilo que tanto planearam... Nenhum de nós consegue fugir ao amor de Deus. Podemos fazer o que quisermos mas sempre acabaremos por ter de nos confrontar com esta maravilhosa realidade.

Muitos de nós ainda somos como “ovelhas perdidas” a quem o Bom Pastor busca. E Ele vai acabar por nos encontrar, apesar da nossa rebelião, da nossa fuga Dele, (e por vezes na pior situação). Mesmo que isso aconteça, renda-se humildemente a Ele! Deus quer que sejamos atraídos a Ele por amor, não por medo. Deus ama-nos profundamente…

Não deixe que passe mais um ano infrutífero na sua vida. Aceite e disponha-se a caminhar com Deus! Faça-o por amor à sua própria vida e à daqueles que mais ama!

J.F

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2020

Tags

APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO aflição aliança evangelica alma amizade amor de Deus amor ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta barro bem biblia boas novas boas perspectivas caminho campanhas cansados compromisso comunidade confiança confiar conhecer consolo convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão descanso destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe filho de Deus fortaleza higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos mais que vencedores mal marcha por jesus medo mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder portugal para jesus pregar prevenção covid19 procurar promessas prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa servir sim sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ