COMPROMETIDO COM CRISTO OU NÃO?

Num dia decisivo do ministério de Paulo, ele diz, “E, agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, senão o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.

Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus.” (Atos 20:22-24)

Quem era este homem corajoso e com uma força sobrenatural impressionante, sensível a Deus e comprometido com o propósito a que estava sujeito?
 
“E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias. E disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor!

E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; e numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.

E respondeu Ananias: Senhor, de muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos Teus santos em Jerusalém; e aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o Teu nome.

Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para Mim um vaso escolhido para levar o Meu Nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E Eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo Meu nome.

E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo…” Atos 9:10-17
 
Depois deste lindo episódio de conversão de um homem religioso e perseguidor dos primeiros discípulos de Jesus, chegamos ao capítulo 20 deste livro de Atos e deparamo-nos com as palavras que tivemos oportunidade de ler no início deste texto.

O percurso de Paulo até esta altura não foi fácil, nem as lutas e as dificuldades confrontadas pelos opositores do evangelho. Foram imensas, mas Paulo não vacilou em nenhuma circunstância, e foi sempre para diante com o objetivo de levar as Boas Novas de Cristo quer a judeus bem como a gentios.

Paulo não quer com estas palavras dizer que a vida não tem qualquer valor para ele, que não lhe é preciosa, mas afirma pela sua experiência de intimidade e serviço a Cristo, que as suas prioridades estão bem definidas.

A nossa vida é preciosa para Deus, e para nós, ela é altamente valorizada quando temos conhecimento de Cristo e sobre o que Ele deseja que façamos com ela.

Paulo tinha dois propósitos específicos:
  • Contanto que cumpra com alegria a minha carreira
  • Contanto que cumpra… o ministério que recebi do Senhor Jesus

Este discurso de Paulo em Mileto é bastante comovedor. Parece que tem muita semelhança com o que aconteceu na ceia celebrada por Jesus com os Seus discípulos, na altura em que lhes lavou os pés. É dura a perceção da separação fisicamente definitiva daqueles que ganhamos para Jesus, e capacitando-os para o ministério. E quando essa separação é pela morte, maior graça precisamos.

“E, agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o Reino de Deus, não vereis mais o meu rosto. Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos; porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que Ele resgatou com o Seu próprio sangue.” Atos 20:25-28

A carreira e o ministértio de Paulo estavam ligados. Paulo tinha que olhar pela sua própria vida, mas não podia escurar a responsabilidade de ter sido chamado, separado para servir Aquele que o salvou.

Mesmo sabendo das dificuldades que o esperavam, reveladas pelo Espírito Santo, Paulo estava empenhado em ir até ao fim. São deveras interessantes e impactantes as palavras que lemos: “E, agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, senão o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.” Atos 20:22,23   

Paulo não procurava qualquer desculpa ou escusa para não prosseguir. Paulo sabia o que queria da vida, e sabia do seu compromisso com o Seu Salvador. Ele não se encaixava no grupo dos falsos pastores ou dos mercenários. A vida dele era gasta em propósito muito mais sublime. Lembremo-nos também nós das palavras do autor aos Hebreus e guardemo-las firmemente no nosso coração:

“Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.

Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.” Hebreus 10:35-39

Encontra o ânimo e a coragem na determinação deste servo de Deus, de ir até ao fim! Deus também tem plano e propósito para a tua vida. Apesar de Paulo ou nós não termos ouvido pessoalmente estas palavras do Senhor Jesus, elas que inspiraram Paulo, também inspiram cada um de nós.

“E, Jesus, chamando a Si a multidão, com os Seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-Me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas qualquer que perder a sua vida por amor de Mim e do evangelho, esse a salvará.” Marcos 8:34,35

É uma honra ir até ao fim. Sejamos verdadeiros seguidores de Cristo, comprometidos com a Sua mensagem. Os que nos antecederam tornaram possível que o evangelho chegasse a nós. Agora, tal como nas Olimpíadas, o facho foi colocado nas nossas mãos e compete-nos a nós mantermos a chama acesa e correr, não só para honrar o Senhor e o Evangelho que proclamamos, mas também de servirmos de testemunho aos que vão abraçando a fé.

Parar no caminho não está nos planos dos que se deram incondicionalmente nas mãos de Deus. A dívida da nossa salvação é impagável. E o nosso Amor por Ele está avivado no nosso coração, amamo-Lo porque Ele nos amou primeiro, e essa é a principal razão e disposição de prosseguirmos. O Seu amor nos constrange a servir outros em Seu Nome.

Paulo despediu-se dizendo a Timóteo, seu filho na fé, “Mas tu sê sóbrio EM TUDO, sofre as aflições, faz a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a TODOS os que amarem a Sua vinda.” 2 Timóteo 4:5-8
 
J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2020

Tags

APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO aflição aliança evangelica alma amizade amor de Deus amor ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta barro bem biblia boas novas boas perspectivas caminho campanhas cansados compromisso comunidade confiança confiar conhecer consolo convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão descanso destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe filho de Deus fortaleza higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos mais que vencedores mal marcha por jesus medo mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder portugal para jesus pregar prevenção covid19 procurar promessas prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa servir sim sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ