CONHECENDO A DEUS PELOS SEUS NOMES

Regra geral nós somos tratados pelo nosso nome, mas depende muito de quem nos trata. Deus tem a Sua forma de se revelar ao homem e não deve causar estranheza que Ele se dê a conhecer com vários nomes. Um dos textos que mais despertou a minha curiosidade é o que se pode ler no diálogo que Deus mantém com Moisés. Ora vejamos:

Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacob. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus…Então, disse Moisés a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacob, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.

Vai, e ajunta os anciãos de Israel, e diz-lhes: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacob, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito. Portanto, eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do ferezeu, e do heveu, e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel.

E ouvirão a tua voz; e irás, tu e os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou; agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao SENHOR, nosso Deus. Êxodo 3:6,13-18

Então, disse o SENHOR a Moisés: Agora verás o que hei de fazer a Faraó; porque, por mão poderosa, os deixará ir; sim, por mão poderosa, os lançará de sua terra. Falou mais Deus a Moisés e disse: Eu sou o SENHOR. E eu apareci a Abraão, e a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido. Êxodo 6:1-3

Os nomes de Deus têm a ver com a sua revelação ao homem. Cada um de nós é identificado em todo o lado pela nossa presença e o nosso nome identifica-nos perante os outros de quem somos ou de como nos chamamos.

Com Deus as coisas não acontecem da mesma maneira, a sua revelação leva os homens a atribuir-Lhe um nome, noutros casos, em que tomámos por exemplo estes diálogos de Deus com Moisés é deus que se revela dizendo quem é, para que não haja qualquer dúvida sobre a Sua Pessoa.

Há aqui um pormenor que gostaria de acautelar, porque em determinadas alturas pode trazer confusão a quem quer estudar os nomes de Deus, e é o de incluir neles os Seus atributos. Os atributos de Deus são uma coisa e os seus nomes são outra…

Os termos e os nomes de Deus mostrados na Bíblia Sagrada - genéricos, próprios e pessoais - na verdade fornecem uma apresentação do Criador, Preservador, Redentor e Juiz da vida.

Predominantemente, nas referências feitas nas Escrituras Hebraicas, Velho Testamento, mencionando a identificação do nome de Deus, é utilizado o Tetragrama יהוה , comumente traduzido por Iavé, Javé, ou Jeová, e que é traduzido na maioria das vezes por SENHOR, com todas as letras grandes.
Vejamos os seguintes exemplos:

Para que saibam que Tu, a quem só pertence o nome de JEOVÁ, és o Altíssimo sobre toda a Terra. Salmo 83:18
Procurai o que faz o Sete-estrelo e o Órion, e torna a sombra da noite em manhã, e escurece o dia como a noite; o que chama as águas do mar e as derrama sobre a Terra; SENHOR é o Seu nome. Amós 5:8


Eu sou o SENHOR; este é o Meu Nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura. Isaías 42:8

Eis os nomes mais conhecidos de Deus na Bíblia.


EL, ELOAH: Deus "Poderoso, Forte, Proeminente". Génesis 7:1, Isaías 9:6.
Etimologicamente, EL, parece significar "poder", como em: “Poder havia em minha mão para vos fazer mal, mas o Deus de vosso pai me falou ontem à noite, dizendo: Guarda-te, que não fales a Jacó nem bem nem mal.” Génesis 31:29.
 
EL é associado com outras qualidades, tais como integridade, (Números 23:19); Zelo, Deuteronómio 5:9; e Clemente e Misericordioso, Neemias 9:31, mas a raiz original de ‘Poder’ continua.

ELOHIM: Deus "Criador, Poderoso e Forte". Génesis 17:7; Jeremias 31:33
A forma plural de Eloah, a qual acomoda a doutrina da Trindade, na primeira frase da Bíblia, é a natureza superlativa do poder de Deus, é evidente quando Deus, Elohim, fala pelo poder da Sua Palavra, para que o mundo exista. Génesis 1:1.

EL SHADDAI: "Deus Todo-Poderoso", "O Poderoso de Jacob". Génesis 49:24; Salmo 132:2,5 - fala do poder supremo de Deus sobre todos.

ADONAI: "Senhor". Génesis 15:2; Juízes 6:15 - usado no lugar de YHWH, o qual os judeus achavam ser sagrado demais para ser pronunciado por homens pecadores. No Antigo Testamento, YHWH é mais utilizado no trato de Deus com o Seu povo, enquanto Adonai é mais utilizado quando Ele lida com o povo gentio (os que não eram judeus).

YHWH / YAHWEH / JEOVÁ: "SENHOR". Deuteronómio 6:4, Daniel 9:14
Há rigor, pois é o único nome próprio para Deus. Traduzido nas Bíblias em português como "SENHOR", (com letras maiúsculas), para distingui-lo de Adonai, "Senhor".

A revelação deste Nome é primeiramente dado a Moisés "EU SOU O QUE SOU", mais especificamente como Deus disse: "EU SOU", Êxodo 3:14. Este nome especifica um imediatismo, uma presença. YAHWEH está presente, acessível, perto dos que o invocam por Livramento, (Salmo 107:13), Perdão, (Salmo 25:11), e Orientação, (Salmo 31:3)!

JEOVÁ-JIRÉ: "O Senhor proverá". Génesis 22:14
Este nome é utilizado por Abraão quando Deus providenciou o carneiro para ser sacrificado em lugar do seu filho Isaac.

JEOVÁ-RAFA: "O Senhor que sara". Êxodo 15:26 - "Eu sou o SENHOR, que te sara", tanto o corpo como a alma. No corpo, através da preservação e da cura de doenças, e na alma, pelo perdão de iniquidades. Salmo 103.

JEOVÁ-NISSI: "O Senhor é minha bandeira". Êxodo 17:15.
Onde por bandeira se entende um lugar de reunião, antes de uma batalha. Esse Nome comemorou a vitória sobre os amalequitas no deserto. Êxodo 17.

JEOVÁ-MAKADESH: "O Senhor que santifica, torna santo". Levítico 20:8, Ezequiel 37:28
Deus deixa claro que apenas Ele, e não a lei, pode purificar o Seu povo e torná-los santos.

JEOVÁ-SHALOM: "O Senhor nossa Paz". Juízes 6:24
O nome dado por Gedeão ao altar que ele construiu após o Anjo do Senhor lhe ter assegurado de que não morreria como achava que morreria depois de O ver.

JEOVÁ-ELOIM: "Senhor Deus". Génesis 2:4, Salmo 59:5
Este nome é uma combinação do singular nome YHWH, e o nome genérico "Senhor", significando que Ele é o Senhor dos senhores…

JEOVÁ-TSIDIKENU: "O Senhor nossa justiça". Jeremias 33:16
Tal como acontece com JEOVÁ-MAKADESH, só Deus proporciona a justiça para o homem, em última instância, na pessoa do Seu Filho, Jesus Cristo, o qual se tornou pecado por nós "para que, Nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” 2 Coríntios 5:21

JEOVÁ-ROHI: "O Senhor nosso Pastor". Salmo 23:1
Depois de David ter considerado sobre o seu desempenho como um pastor de ovelhas, ele percebeu que era exatamente na posição de ovelha, que era mesma relação de Deus com ele, e assim declarou: "YAHWEH-ROHI é o meu Pastor. Nada me faltará". Salmo 23:1

JEOVÁ-SHAMMAH, "O Senhor está ali". Ezequiel 48:35
O nome atribuído a Jerusalém e ao templo lá, indicando glória de Deus partilhada outrora, Ezequiel 8-11, tinha regressado, Ezequiel 44:1-4

JEOVÁ-SABAOTH: "O Senhor dos Exércitos". Isaías 1:24, Salmos 46:7
Exércitos significa "hostes", tanto dos anjos quanto dos homens. Ele é o Senhor dos exércitos dos céus e dos habitantes da terra, dos judeus e gentios, dos ricos e pobres, mestres e escravos. O nome expressa a Majestade, Poder e Autoridade de Deus e mostra que Ele é capaz de realizar o que determina fazer.

EL ELIOM: "Altíssimo". Deuteronómio 26:19 - derivado da raiz hebraica para "subir" ou "ascender", então a implicação refere-se a algo que é muito alto. El Elyom denota a exaltação e fala de um direito absoluto ao Seu Senhorio.

EL ROI: "Deus que vê". Génesis 16:13
É o nome atribuído a Deus por Agar, sozinha e desesperada no deserto depois de ter sido expulsa por Sara, Génesis 16:1-14.
Quando Agar encontrou o Anjo do Senhor, ela percebeu que tinha visto o próprio Deus em teofania. Ela também percebeu que El Roi viu-a na sua angústia e testemunhou ser um Deus que vive e vê tudo.

EL-OLAM: "Deus Eterno". Salmo 90:1-3 - A natureza de Deus não tem princípio, nem fim e nem quaisquer limitações de tempo. Deus é em Si mesmo a causa do próprio tempo. "De eternidade a eternidade, tu és Deus!"
 
EL-GIBOR: "Deus Poderoso". Isaías 9:6
O nome que descreve o Messias, Jesus Cristo, nesta porção profética de Isaías. Como um guerreiro forte e poderoso, o Messias, o Deus Forte, vai realizar a destruição dos inimigos de Deus e reger as nações com vara de ferro. Apocalipse 19:15.

É muito possível que veja outros estudos sobre este mesmo tema, alguns dos nomes sofram pequenas alterações na forma de serem escritos, mas isso tem a ver apenas com quem o escreve, e por essa razão, nós apresentamos o texto bíblico, pois assim torna-se assim mais fácil a sua consulta na Bíblia.

Que Deus abençoe a sua vida e o seu relacionamento com Deus Todo-Poderoso, o Deus Verdadeiro, Criador dos Céus, da Terra e de todo o Universo, que nos amou de tal maneira, que DEU o Seu Filho Unigénito, Jesus Cristo, para que TODO aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha a Vida eterna. (João 3:16).

Ele é o nosso único SALVADOR e quer ser o nosso SENHOR e REI!
Ele já fez tudo quanto era necessário, e resta-nos a nós, crermos com o nosso coração e confessá-lo com a nossa boca e vivermos em obediência à Sua Vontade, que é pura, santa e agradável…

J.F.  
Posted in
Tagged with , , , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS