Quem é Job?

QUEM É JOB?

Uma história de vida ou uma vida com história?

“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Job; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal.” Job 1:1

“…Observaste tu a meu servo Job? Porque ninguém há na Terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal.” Job 1:8

No Livro de Deus está tudo o que Ele considera importante. O versículo 8 é um testemunho de Deus dado a respeito de Job. Este homem não é um produto da imaginação, nem é uma parábola. É um homem real com uma vida real, com sofrimento e vitórias, depois de tudo. Não é uma história de vida, mas uma vida que faz história!

O ser humano foi decisão de Deus e é criação sua. Génesis 1:26, 27
Cada um de nós é um ser único e singular. Não há nem nunca houve duas pessoas iguais, mesmo que as semelhanças sejam muitas.

A história deste homem é singular. Nem todos temos a mesma estrutura. Alguns destacam-se pelas circunstâncias mais diversas, e Job é exemplo pela sua resiliência, integridade, humildade, piedade e honestidade. Ao falarmos de Job, lembramos de uma forma incisiva, das palavras do profeta Isaías:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR.” Isaías 55:8  

O homem tem a tendência de olhar para aquilo que é aparente em cada um, mas por detrás daquilo que é aparente e lhe concerne, está a mão de Deus.

Job foi surpreendido por diversas batalhas dificílimas, mas pelo facto de temer a Deus, foi posto à prova, (conforme concluímos através do seu livro). É sempre necessária uma graça especial para confiarmos em Deus e termos a certeza de que ao “passarmos o que passarmos”, Deus não nos vai deixar ficar mal e o Seu nome vai ser sempre glorificado. Felizmente que nem todos passamos pelos mesmos tipos de prova que Job passou! Será que demonstraríamos a mesma coragem e paciência? Mas não nos esqueçamos que NÃO BASTA TERMOS UMA HISTÓRIA DE VIDA, MAS UMA VIDA QUE FAÇA HISTÓRIA!

Que este mundo saiba a QUEM pertencemos! Job foi um homem real e a sua vida é mencionada em vários livros da Bíblia. Por exemplo, o profeta Ezequiel mencionou Job, Noé e Daniel, para levar o povo a considerar as suas vidas:

“Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Job, eles, pela sua justiça, livrariam apenas a sua alma, diz o Senhor JEOVÁ… Ainda que esses três homens estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que nem a filhos nem a filhas livrariam; só eles ficariam livres, e a Terra seria assolada… Ainda que aqueles três homens estivessem nela, vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que nem filhos nem filhas livrariam, mas eles só ficariam livres… Ainda que Noé, Daniel e Job estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que nem filho nem filha eles livrariam, mas só livrariam a sua própria alma pela Sua justiça.”  Ezequiel 14:14,16,18 e 20  

Quando olhamos para Job, vem logo à mente o sofrimento a que esteve sujeito. Mas é muito bom que não nos esqueçamos daquilo que Tiago chama a nossa atenção: “Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Job e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.” Tiago 5:11

Todos nós temos muitas limitações. Olhamos muito para o que já passámos e esquecemos que na direção da nossa vida está um Deus que é muito misericordioso e piedoso! Que a dúvida não roube a nossa alegria de viver, nem questionemos como todo o mundo questiona, “SE DEUS É TÃO BOM PORQUE PERMITE TUDO ISTO?”

É impossível sabermos até onde Deus nos quer levar. O povo de Israel viu o Mar Vermelho se abrir à medida que os pés dos seus líderes avançavam em obediência ao mandado de Deus. Deus é Pai!  E por lhe pertencermos inteiramente, nos entregando voluntária, incondicional e completamente nas Suas mãos. E Ele nunca deixará de ser muito misericordioso e piedoso para connosco!

Job desenvolveu a paciência na sua provação. Porque é mesmo assim! “A prova da fé, produz a paciência.” Tiago 1:3

Precisamos de aprender a aceitar com bom coração tudo aquilo que nos surpreende. Lembremo-nos de que Deus está a operar em nós, e quer que nos desenvolvamos, frutificando e amadurecendo com capacidades espirituais que nos irão consolidar, confortar e consolar. E com essas mesmas bênçãos, somos capacitados e estimulados a ajudar os demais. (2 Coríntios 1:4)

A Bíblia ainda nos anima e encoraja! “Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas.” Hebreus 6:12  

“Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.” Hebreus 10:35 e 36

Que Deus nos conceda a capacidade, a força e a graça, para que ao longo da nossa caminhada, possamos, à “semelhança” de Job, ser instrumentos usados por Deus para o exercício da Sua muita misericórdia, justiça e paz, contagiando outros a serem tementes a Deus.

J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS