Livres para correr

LIVRES PARA CORRER
Vivemos dias bastante facilitados pela tecnologia, informação e desenvolvimento de meios neste mundo, mas por outro lado, bastante agitados e difíceis. Por vezes ficamos com a sensação de que o mundo onde vivemos está “virando-se do avesso”. Os conflitos entre povos, os problemas ambientais e políticos, a Natureza quebrando a sua aparente quietude, tudo isto e muito mais, deixa a Humanidade ansiosa e inquieta. A luta pelo dinheiro, pelo poder e pelo prazer são constantes.
As circunstâncias assumem uma tal importância que muitos até vivem desanimados ou desesperados na fuga ao sofrimento, buscando a todo o custo, e por quaisquer meios, a resolução, a solução para as suas vidas. Não queremos com isto, manifestar pessimismo, mas dizer que essa solução existe apenas quando o Homem se volta para Cristo, podendo passar por todas estas dificuldades com firmeza, esperança e paz.
Jesus disse em Mateus: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve.” 11:28-30
As situações adversas não vão acabar. A tendência é aumentar. Estão profetizadas e ocorrerão à volta do mundo onde vivemos. Mas Deus está no controlo. E podemos ter a certeza que não estamos sós nesta corrida!
Se confiamos as nossas vidas aos cuidados de Jesus, podemos descansar perfeitamente a nossa alma, apesar das contrariedades. Passamos a encarar estas aflições como parte do percurso a atravessar. Jesus advertiu para isso: “Tenho-vos dito isso, para que em Mim tenhais Paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo.” João 16:33
As situações podem parecer-nos novas e demasiado perigosas, mas muitos dos que confiaram em Deus ao longo dos séculos, passaram também por provas bem mais difíceis, mas souberam manter-se fieis até ao fim das suas vidas. Sigamos o seu exemplo, não no aspeto em que “se eles foram capazes, nós também o seremos”, mas tendo a certeza de que “o mesmo Deus que os ajudou a chegar ao fim, também está connosco e nos ajudará a nós”.
Deus jamais é surpreendido. Ele é Eterno e Omnisciente e conhece tudo a nosso respeito, até o coração e a mente dos homens. E nesse aspeto, tal como os nossos antepassados, nós temos segurança Nele. (João 15). O livre arbítrio que Ele deu à Humanidade ainda é válido, mas Ele ainda é Deus, ainda é o Senhor Soberano, o Santo Dominador.
A Bíblia está repleta dos testemunhos de Deus. O autor da carta aos Hebreus reserva o capítulo 11 para falar de alguns heróis que não tiveram a sua vida por preciosa, devido à sua confiança em Deus. Eles foram firmes e inabaláveis nas muitíssimas aflições porque passaram para cumprirem o Propósito e Plano de Deus no Seu Reino.
Ao começar o capítulo 12 de Hebreus encontramos estas palavras: “Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” (V.1,2)
Estas palavras são-nos dirigidas a nós, cristãos, e têm a ver com o nosso compromisso com Deus. Há quem esteja a observar-nos sobre qual seja o testemunho da nossa relação com Jesus. E se nós nos apropriarmos deste conselho que nos é dado, teremos a força e poder divinos para deixarmos tudo aquilo que pode ser um impedimento para esta corrida temporária e necessária neste mundo.
“Deixando todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia”, corramos! Somos livres para correr com os olhos colocados em Jesus! Ele é o Autor e o Consumador da nossa Fé.
Não se esqueça que aquilo que nos rodeia pode privar-nos de muitas coisas, mas nunca do Plano e do Propósito divinos. Agindo Deus, quem poderá impedir? (Isaías 43:13).
Busquemos a excelência de Deus em nós, no nosso SER, no nosso ESTAR, no nosso FAZER!
A corrida exige preparação, determinação, paciência, perseverança. Uns correrão mais rápido que outros, mas todos chegarão, um dia, à mesma Meta, ao superarem cada etapa que lhe é incumbida.
J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS