UM DEUS QUE TRABALHA…

“Tendo por certo isto mesmo: que Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo.” Filipenses 1:6
 
A vida cristã não pode ser e não é alicerçada na insegurança. Paulo era um apóstolo de convicções e certezas e transmite essa estabilidade a quem lê as suas palavras abençoadoras.

“ TENDO POR CERTO ISTO MESMO…”
Quem já experimentou a salvação em Cristo e vive nela, não vive de incertezas.
Nós vamos passando nesta vida como barro na mesa de um Oleiro Divino, onde fica bem marcadas as coisas que nos acontecem e algumas delas tornam-se inesquecíveis e úteis para a vida toda.

O facto da Palavra Deus nos revelar que o nosso DEUS TRABALHA e que se propõe aperfeiçoar a boa obra que foi começada na vida daqueles que O buscam e na daqueles que ainda estão a caminho dos Seus braços, vai infalivelmente dar o seu fruto no Seu tempo e na Sua hora.

Porque temos estas coisas como certas? Porque Deus não falha no Seu plano e propósito. Paulo tinha tanta certeza quanto a este assunto! Mas a certeza dele não a podemos tomar como nossa, a não ser que também confiemos plenamente em Deus.

“E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; SE É CERTO que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados. PORQUE PARA MIM TENHO POR CERTO que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Romanos 8:17,18
 
“E SABEMOS QUE TODAS AS COISAS contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.” Romanos 8:28
 
“PORQUE ESTOU CERTO de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!”
Romanos 8:38,39

Tudo o que Deus fez e está a fazer é eterno. Não há imperfeições no trabalho que Deus faz. E isso deve ser uma prova mais do que necessária para que vivamos seguros e com certezas de que Ele é Fiel todo o tempo para concluir tudo o que determinou desde a eternidade. Não houve nada, nem haverá nada que Ele não possa fazer.

Certamente que muitos de nós iniciámos algumas coisas que não acabámos. Há imensas razões para isso acontecer. Uma delas é o esquecimento ou o desinteresse.

É preciso coragem e empenho para levar a cabo um trabalho começado. É difícil manter o entusiasmo em todo o tempo, ou porque as coisas já não correm como tínhamos previsto e achamos que já não vale a pena prosseguir.

Alguns conseguem os seus objetivos em muitas das suas obras, são bastante apreciadas e valorizadas em todo o mundo. Foram persistentes e conseguiram concluir aquilo que começaram. Isto é o homem, no seu melhor, mas também no seu pior.

Mas com Deus é diferente. Ele não se esquece nem é indiferente. No coração de Deus há um propósito eterno. E Ele não escolheu os melhores materiais, ou os que dessem menos trabalho. Pelo contrário, Ele escolheu a matéria menos valiosa e a mais trabalhosa, o barro.

“Porque vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
 
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. 


E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante Ele.” 1 Coríntios 1:26-29


Deus escolheu as coisas loucas, as fracas, as coisas vis e desprezíveis e as que não são. Deus pegou na pior argila, e determinou no Seu coração fazer uma BOA OBRA, a Seu tempo, no relógio de Deus, no KAIROS divino.

Eu sei que como humanos custa-nos a entender e temos de aprender a aceitar. O nosso relógio é o CRONOS e custa-nos a esperar. Queremos tudo para ontem. Mas quando Paulo refere Filipenses 1:6, diz que Deus vai aperfeiçoar até ao dia de Jesus Cristo.

Nós não sabemos quando é esse dia ou hora, mas quando chegar a altura, toda a obra está terminada, aperfeiçoada e pronta para a Sua glória. Deus é capaz. A nossa fé não está assente naquilo que pensamos, mas em Deus, que é Fiel.

Se Ele do nada, fez tudo o que é visível e invisível; se Ele decidiu fazer o Homem, macho e fêmea, à Sua imagem e conforme a Sua semelhança; acaso não poderá pegar nesse “pó” para levar a cabo o que planeou desde a eternidade, acerca de ti e de mim?

Estas verdades são inabaláveis. É necessário termos fé Nele. E essa fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. Aquilo que Deus começou a fazer em nós, está a aperfeiçoar ao Seu gosto, e vamos estar prontos na altura certa. Nem antes nem depois.

Crês tu nisto? Então entrega-te com confiança nas mãos do Oleiro! Nem te passa pela mente aquilo que Ele tem planeado para o Seu Povo. Aqui vamos dando os nossos passos com confiança, em inteira certeza de Fé, porque A UMA PALAVRA SUA, todas as suas Obras são realizadas com perfeição. E Deus nos dá a honra de sermos Seus cooperadores! Sejamos fiéis a Ele e vivamos para a Sua glória, honra e louvor!

J.F.
Posted in
Tagged with , , , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS