A TRISTEZA DA INDIFERENÇA E REJEIÇÃO

Falar do que não se sabe e abordar assuntos que não nos dizem respeito a nós e a outros, não é de bom-tom. Mas neste caso especial, aqueles que aprenderam a amar Alguém de maneira especial, mesmo sem nunca O terem visto com os seus olhos físicos, como quando falamos do Senhor JESUS, é extraordinário.

Aqueles que vão conhecendo o nosso Pai celestial através de Jesus Cristo, o Seu Filho, pelo poder do Espírito Santo, através da Sua revelação pela Sua Palavra, são cheios do Seu Amor, Fé e Esperança, e começam a seguir Jesus confiadamente. Há um espírito de gratidão no coração dos Seus seguidores, movido pelo amor do Deus Vivo, porque na verdade O amamos porque Ele nos amou primeiro.

Ao nos rendermos a Cristo, estamos a reconhecer e a respeitar a Sua Soberania sobre cada pormenor do nosso viver. Nada é por acaso…

Falar de Deus com desdém e desprezo, é só para aqueles que não O conhecem. Essas pessoas são dignas de compaixão e misericórdia, porque não conhecem o Seu Amor. Ao irmos conhecendo a Deus e ao Seu Amor, é impossível ficar indiferente com Ele e com aqueles que nos rodeiam. Enquanto Jesus cumpriu a Sua Missão neste mundo, Ele cumpriu literalmente as palavras do profeta Isaías que foram pronunciadas cerca de 600 anos antes de Jesus nascer fisicamente neste planeta.

Porque foi subindo como renovo perante Ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para Ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos Dele caso algum. Verdadeiramente, Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.” Isaías 53:2-5

Jesus Cristo conhece bem e foi experimentado nas dores mais profundas da humanidade. A Bíblia diz que Ele é o nosso Sumo-Sacerdote, compadecendo-se das nossas fraquezas. Jesus Cristo é o Filho do Deus vivo, Ele é o Verbo feito carne. A Palavra de Deus, Viva!

Será que as pessoas ainda não se aperceberam que Jesus, na sua humanidade, experimentou tudo o que nós passamos, sentimos, sofremos ao longo de toda a História, quer tenha sido num campo de concentração, (sofrendo as maiores atrocidades), num leito de enfermidade, (onde uma doença nos consome o corpo e a alma), nos relacionamentos humanos, (que tantas vezes nos marcam tão negativamente)? Jesus conhece tudo isso! E não O podemos simplesmente excluir das nossas vidas ou de atribuir-Lhe a culpa. Isso é injusto e incorreto!

Se o Mal prolifera neste mundo devido ao pecado e ao homem se distanciar de Deus, e de muitos lançarem mão dele para prejudicar os seus semelhantes, não é culpa de Deus…

Das situações mais dolorosas que passamos, para além das enfermidades físicas e da alma, a indiferença e a rejeição são das mais cruéis. Quem de nós já não passou ou fez alguém passar por elas?

Isaías profetiza sobre Jesus Cristo na Sua Missão de nos levar à reconciliação com Deus Pai. E o sofrimento por que Jesus suportaria neste mundo incluía a indiferença e a rejeição.

Ali estava a luz verdadeira que alumia a todo homem, chegando ao mundo, estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele e o mundo não O conheceu. Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam.” João 1:9-11
 
Há uma situação em Lucas impressionante para exemplificar este assunto. “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o Seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler… E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da Sua boca, e diziam: Não é este o filho de José? E Ele lhes disse:
- Sem dúvida, me direis este provérbio: Médico! Cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo o que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum… E todos, na sinagoga, ouvindo essas coisas, se encheram de ira. E, levantando-se, O expulsaram da cidade e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali O precipitarem
.” Lucas 4:16,22,23,28,29


Em Nazaré as pessoas conheciam a família terrena de Jesus, e ao rejeitá-Lo, quiseram matá-Lo, intentando empurrá-Lo do cimo do cume de um monte.

Será que Jesus não conhece o teu e o meu sofrimento mais íntimo?
E como sabemos que Ele conhece, desejamos constantemente que a Sua boa mão esteja sobre nós, e Ele diga uma palavra que nos vá ajudando e libertando radicalmente a nossa vida.

As outras pessoas podem não ver e estarem sensíveis às nossas lutas, mas o Autor da Vida, sabe, conhece e pode socorrer-nos perfeitamente. Que se faça a Sua Vontade em nós e através de nós, pois ela é pura, santa, agradável e perfeita, tal como Ele é!

Não foi Ele que curou uma mulher que padecia há já doze anos, doente, gastando todo o seu dinheiro com médicos, indo de mal a pior? Mateus 9:22
Não foi Ele que libertou o coração de uma mãe cananeia, curando a sua filha terrivelmente endemoninhada? Mateus 15:28

Não foi Ele que curou uma mulher que andava curvada devido a um espírito de enfermidade que a sujeitava a viver a olhar para o chão? Lucas 13:10-13
Não foi Ele que curou um paralítico que estava há trinta e oito anos no tanque de Betesda, à espera do seu milagre? João 5

Não foi Ele que libertou uma mulher adúltera de ser morta por apedrejamento pelas mãos dos seus algozes? João 8
Não foi Ele que curou um cego de nascença, e das pessoas comentarem que nunca se tinha visto algo assim? João 9

O Senhor Jesus Cristo é Poderosíssimo para cuidar de ti e de mim!
Jesus manifesta o seu poder e imensa compaixão em tudo quanto fez, está fazendo e vai fazer. Ele quer-nos socorrer nas nossas dificuldades...

Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu; e o salvou de todas as suas angústias. O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que Nele confia.” Salmo 34:6-8
 
Temos a liberdade para escolher o nosso caminho. As más decisões também são para serem assumidas e servirem como lições de vida. Mas lembremo-nos sempre que a vida é mais simples quando a vivemos com Cristo. Ele sempre está perto, e sempre que o buscarmos de todo o nosso coração.
A sabedoria vem Dele. A graça vem Dele. O Amor vem Dele. A Provisão vem Dele. Tudo é Dele e para Ele! Mas Deus quer fazer-nos participantes do Seu poder em nós. Para Deus nada é impossível!

Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” João 6:37
Da parte de Deus jamais vais sentir indiferença ou rejeição ao te chegares de coração e falares com Ele, pois Ele é Pai, e quer que tu O conheças, como tu és conhecido…
 
Não sejamos indiferentes, nem rejeitemos o Melhor de Deus, Jesus Cristo! 
F.J.

Related Posts

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2020

Tags