DISTINGUIR O BEM DO MAL

“Ai dos que ao Mal chamam Bem e ao Bem, Mal! Que fazem da Escuridão, Luz, e da Luz, Escuridão, e fazem do Amargo, Doce, e do Doce, Amargo!” Isaías 5:20  

Vivemos em tempos em que somos surpreendidos diariamente por coisas boas e outras más. As gerações passadas traziam alguns valores importantes que hoje são desvalorizados e outros valores são introduzidos. Temos de admitir que os tempos que estamos a viver são muitíssimo diferentes dos que já foram vividos, e estamos na expectativa dos que estão ainda pela frente. O mundo está em mudança constante…

Mas não é isso que pomos à discussão ou à nossa reflexão, mas sim o sabermos distinguir entre o Bem e o Mal.

É impressionante que há mais de 2600 anos, Isaías tenha falado estas palavras. Elas são tão atuais e pertinentes. Quem estabelece o prumo de avaliação? Quem procura intervir em áreas da vida tão importantes? Há leis e normas de Deus que nos ajudam a discernir aquilo que vem diretamente do inferno para nos destruir. E é preciso discerni-las bem…

“E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do Bem e do Mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Génesis 2:15-17

Adão e Eva não deram crédito ao que Deus disse, e as consequências dessa decisão não tardaram. Ainda hoje, passados tantos anos, todos nós estamos a sofrê-las… Os valores espirituais são eternos e imutáveis, mas o homem tem a tendência para se opor ou “recalcitrar” contra eles, como aconteceu com Paulo a caminho de Damasco. (Atos 9:5). No padrão divino, o homem não está à altura de distinguir sozinho o Bem do Mal. É o Espírito de Deus que faz com que o homem tenha essa sabedoria. Mas o homem que se distancia de Deus, devido ao seu pecado, chama ao mal, bem; e ao bem, de mal.

Os israelitas chegaram a este ponto, e a humanidade, ao longo dos tempos, tem feito igual. Deus tem sido misericordioso para com todos, como para connosco e certamente sê-lo-á das gerações seguintes, para que não aconteça como vemos descrito em Juízes 21:25. “Naqueles dias, não havia rei em Israel, porém cada um fazia o que PARECIA reto aos seus olhos.”

Jesus disse, “Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.” Mateus 7:16-19

Não é difícil diferenciar trevas de luz, e a luz de trevas, desde que tenhamos visão. Mas para um cego é difícil…
Os moralistas não necessitam de uma nova moral, mas se aperceberem do caminho que trilham e que levam outros a trilhar, daqueles que levam à condenação eterna!

“Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes diante de si mesmos! Ai dos que são poderosos para beber vinho e homens forçosos para misturar bebida forte! Ai dos que justificam o ímpio por presentes e ao justo negam justiça! Pelo que, como a língua de fogo consome a estopa, e a palha se desfaz pela chama, assim será a sua raiz, como podridão, e a sua flor se esvanecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do SENHOR dos Exércitos e desprezaram a palavra do Santo de Israel.” Versos 21 a 24.

“Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5:29  
Os fariseus já tinham sido confrontados com estas palavras, e já tinham ouvido a opinião idêntica de Pedro e de João quando foram usados pelo Espírito Santo quando foi curado um coxo de nascença à porta Formosa do templo de Jerusalém:

“Todavia, mandando-os sair fora do conselho, conferenciaram entre si, dizendo:
Que havemos de fazer a estes homens? Porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar; mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que não falem mais nesse nome a homem algum.

E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus. 
Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. 

Mas eles ainda os ameaçaram mais e, não achando motivo para os castigar, deixaram-nos ir por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera, pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara aquele milagre de saúde.”
Atos 4:15-22

Sejamos ousados e deixemo-nos usar pelo Espírito Santo!
Saber distinguir o bem do mal, as trevas da luz e o amargo do doce, mas, mais ainda, que Deus nos ajude a viver por estes valores, porque tudo o que se opõe a Deus e aos seus ensinamentos é MAU.

Não se deixe contaminar pela mentalidade vigente no mundo, se não vem de Deus. Pense direito, mantenha-se no caminho com Ele, porque sabe que este é o Caminho que o leva à Vida. Se ainda não adotou os princípios divinos na sua vida, faça-o sem mais demora! Leia os evangelhos! Siga Jesus!

J.F.
Posted in
Tagged with , , , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS