COMO POSSO FALAR COM DEUS?

“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes.” Mateus 6:7,8

Falar com Deus é uma das maiores graças concedidas à humanidade. Fomos criados para ter comunhão com Deus, ouvindo a Sua palavra e orando.

Deus sempre está disponível para nos ouvir. E é incomparável este tempo em que a nossa alma fica a sós com Ele. Não é obrigatório fecharmos os nossos olhos ou ter uma postura rígida perante Ele. O nosso coração e mente, sim, precisam estar “cativados” e sintonizadas com o Seu Espírito. Só vamos entender que oramos mesmo quando nos custa sair desse local de oração. Deus transforma-nos durante esse tempo em que nos colocamos no altar, e capacita-nos para enfrentarmos o nosso dia-a-dia…

Jesus, o nosso Mestre ensinou como orar. Há normas para nos orientarem ou ensinarem em Mateus 6.

Mas os salmistas inspiram-nos na expressão da sua alma para com Deus, e Salomão também aconselha, “Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. 

Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; pelo que sejam poucas as tuas palavras…Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votes e não pagues.” Eclesiastes 5:1,2,4,5

Ao pensar nas palavras de Salomão, lembro-me da oração de Jabez, em Crónicas:

“E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe chamou o seu nome Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo e meus termos amplificares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja aflito! … E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” 1 Crónicas 4:9,10

Este é um tipo de oração ousada e inacabada aqui na terra, mas não nos céus. Não sabemos se Jabez estava no começo, no meio ou perto de concluir a sua oração, mas a resposta já estava a caminho...

Daí que as palavras de Jesus, que lemos em Mateus 6:7,8, sejam importantes e devem ser seguidas por todos nós… Os gentios que Jesus menciona, eram e são os povos que não faziam parte do povo judeu, tal como nós. A ideia que temos, é que precisamos de falar muito a fim de que sejamos ouvidos, mas o que ficou esclarecido com a oração feita por Jabez, é que ela foi simples, concisa, direta e tocou o coração de Deus.

As palavras de Jesus têm a resposta à nossa ansiedade de querermos falar muito: “Deus sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes.” Isto significa que muitas das vezes em que oramos, fazemo-lo sem que saibamos mesmo aquilo que queremos ou que realmente precisamos e demonstra que Deus sabe tudo sobre nós. Por essa razão Deus coloca-se à “nossa disposição”, através do Espírito Santo.

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é Ele que segundo Deus intercede pelos santos.” Romanos 8:26,27

Esta ajuda é preciosa. Com Deus falamos com o coração. As palavras são poucas e por vezes faltam-nos, mas Deus sempre sabe, nós é que precisamos de aprender a nos expressar.

Por favor, não pense que sabe tudo e de que não precisa que ninguém, nem que Deus o ensine. Tenha o seu coração e espírito bem abertos para aprender, não regras, imposições, rezas ou orações aprendidas, mas a deixar-se guiar pela Palavra inspirada pelo Espírito Santo! Ele, sim, sabe e conhece as profundezas de Deus, uma vez que como Deus, nos transmite tais ensinos que nos serão de grande bênção.

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” 1 Coríntios 2:9-11

Muitas vezes pensei que as palavras descritas aqui e que pertencem ao v.9, só tinham a ver com a eternidade… Hoje creio que as coisas que Deus preparou para os que o amam, são para todos os tempos e todas as ocasiões.

Leiam bem estas palavras, “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.” Tendo mais uma vez em conta a oração de Jabez, concluo que Deus também está disposto a nos abençoar muitíssimo agora. Mas que a nossa relação com Deus não se limite só ao que podemos alcançar das Suas mãos! Deus é mais importante do que aquilo que nos pode conceder para desfrutarmos aqui ou para a eternidade.

A Sua companhia não se limita só ao tempo que passamos com Ele. Deus sempre está perto de cada um de nós. Muitas vezes, alguns de nós usamos uma expressão que embora não seja bíblica é verdadeira: “Deus está à distância de uma oração”.
Como é que podemos esquecer o Salmo 139?

“SENHOR, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó SENHOR, tudo conheces. Tu me cercaste em volta e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir…” Salmos 139:1-6

Deus sempre está acessível e aceita-nos como nós somos, como estamos, onde estivermos. Ele é Pai, e ama-nos e deseja muito a nossa proximidade Dele. Sejamos honestos e nós mesmos, pensando e agindo de acordo com o nosso amor para com Ele e reconhecendo a nossa necessidade Dele. Nós somos fracos, mas Cristo é Forte. Nós somos incapazes, mas Deus é Capaz. Nós somos pequenos, mas Deus é Grande. Que possamos agir como filhos de Deus. Ele é Soberano!
J.F.

1 Comment


Frankmar Corrêa - April 5th, 2023 at 12:33am

Na verdade algumas traduções de Mateus 6: 7 traduzem Erradamente a Palavra Grega Polylogia por vãs repetições”. polylogia, se traduz : poly quer dizer muito, bastante, em grande número e logia quer dizer palavra.

Ou seja polylogia Significa:falar muito ou falar demais e Não “vãs repetições” como algumas Traduzido aparecem.

Jesus na Verdade disse em Mateus 6:7 foi:

«Quando vocês Orarem, Não usem Muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por causa do seu palavreado. 



Também Jesus repetia Oração ao Pai como prova Marcos 14:39 que duz:



“E, afastando-se de novo, orava dizendo novamente a mesma coisa…”



Na Igreja Antiga de Jesus a Oração do Pai Nosso era Usada e Repetida inclusive um Catecismo Cristão Antigo denominado Didaque do Seculo II diz para Oramos Pai Nosso 3 veze por Dia.



Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS