HIGIENIZA-TE! ALMA, MENTE E CORAÇÃO!

“E puseram a arca de Deus num carro novo, e a levaram da casa de Abinadab, que está em Gibea: E Uza e Aío, filhos de Abinadab, guiavam o carro novo. E levando-o da casa de Abinadab, que está em Gibea, com a arca de Deus, Aío ia diante da arca. E David, e toda a casa de Israel, alegravam-se perante o Senhor, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia: como com harpas, e com saltérios, e com tamboris e com pandeiros e com címbalos. E, chegando à eira de Nacon, estendeu Uza a mão à arca de Deus, e teve mão nela (segurou-a); porque os bois a deixavam pender.

Então a ira do Senhor se acendeu contra Uza, e Deus o feriu ali, por esta imprudência: e morreu ali, junto à Arca de Deus. E David se contristou, porque o Senhor abrira rotura em Uza; e chamou aquele lugar Perez-uza, até ao dia de hoje. E temeu David ao Senhor naquele dia; e disse:
Como virá a mim a arca do Senhor?
(2 Samuel 6:3-9, da Bíblia ARC)


“Como virá a mim a Arca do Senhor?” 
Esta pergunta é respondida nos Salmos.
A Arca era símbolo da Presença de Deus no meio do Seu Povo, e era carregada e transportada pelos sacerdotes, que seguravam umas varas de acácia, revestidas a ouro, que sustinham a Arca.

Esta era a ordem, a forma que agradava a Deus. Mas os homens criaram algo novo, um carro novo para levar a Arca de Deus. Deus não deseja que criemos nada, sem que seja dirigido por Ele.

E durante o trajecto, Uza estendeu a sua mão e tocou na Arca da Aliança.
Muitas vezes queremos “deitar uma mão” à Presença do Senhor, para a agarrar, para a amparar… Cuidado! Que não pereçamos como Uza, no vale de Nacon! As mãos de Uza não estavam preparadas para tocar naquilo que era santificado.

Está escrito: “E não andeis após deuses alheios para os servirdes, e para vos inclinardes diante deles, nem me provoqueis à ira com a obra das vossas mãos, para que vos não faça mal. Todavia, não me destes ouvidos, diz o Senhor, mas me provocastes à ira, com a obra das vossas mãos, para vosso mal.” Jeremias 25:6-7

Deus não se agrada das obras das nossas mãos, ou melhor, das mãos que não estejam limpas!
As obras que sejam fruto da nossa carne, não agradam a Deus.

As mãos de Uza não estavam limpas. Provavelmente a sua intenção de coração era boa, mas o seu coração não estava ordenado perante o Senhor.
Vemos como uma das regras mais enfáticas desta Pandemia é um chamado contínuo à higienização das mãos, entre outras coisas, para manter as mãos sempre limpas e evitar tocar objetos que possam estar cheios de germes. Aqui encontramos uma figura de estilo que nos mostra a Bíblia, em várias histórias.

É importante que tenhamos as mãos limpas e higienizadas, mas atenção que elas são apenas membros externos do nosso corpo que tocam, agarram, transportam. As pessoas lavam as mãos uma e outra vez, e têm comportamentos que manifestam que são vergonhosos, que não evidenciam uma intimidade com Cristo, e falam cada vez mais de uma forma mais violenta, com maior soberba e arrogância, enfurecendo-se uns contra outros.

Temos também o exemplo bíblico de Pilatos que “quis lavar as suas mãos” quando Jesus foi levado perante ele, em privado, no palácio, e depois “lavou-as mesmo” em público. A agenda política de Pôncio Pilatos tinha prioridade no seu coração, e não permitiu que fosse trocada pelo seu encontro privado com Jesus.

Assim muitas pessoas ao longo de todos os tempos consideram as suas agendas pessoais mais prioritárias do que o Reino de Jesus. E muitas delas, apesar de se encontrarem com Jesus em privado, (como Pilatos), “lavam as suas mãos”. Mas elas não ficam limpas, pois na realidade, o seu coração também não está limpo...

Como entraremos na Presença do Senhor, no Seu Monte Santo, como permaneceremos nele?

“Como virá a mim a arca do Senhor?” 

David questionou-se perante o Senhor. O Salmo 24 foi escrito por David, depois de ter visto Uza tocar com as suas mãos impuras na Arca da Aliança. Daí voltar a fazer a mesma pergunta e a dar a resposta diretamente.

“Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração,
Que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.
Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacob.”
Salmos 24:3-6

David mostrar-nos que não podemos entrar na presença de Deus, com mãos impuras e com um coração impuro. Esta escritura refere-se também, (profeticamente), a Jesus e ao seu retorno ao Monte de Sião, (o lugar onde Ele governará as nações deste mundo durante o Milénio).

Mas nós não podemos estar na Sua Presença e a andar a acumular sujidade. Não podemos acumular um monte de lixo na nossa mente e no nosso coração e depois praticar um ato religioso qualquer, como uma fórmula mágica de atenuar as nossas consciências, como por exemplo dar uma espécie de esmola, (umas ofertas do que nos sobra como forma de cumprir uns rituais). Esse foi o formato usado com o “carro de bois” para levar a Arca da Aliança e não funcionou!

Temos de ser honestos, e hoje mais do que nunca, com toda a desinformação, toda a má informação, toda a cultura de média manipulativa, num tempo de criação de prosélitos de todos os tipos, neste tempo de chegarmos à igreja “idiotizados”, ou melhor dizendo, intoxicados de alma mente e coração.

Por isso é tempo de clamarmos ao Senhor e pedir que Ele nos limpe com o Seu sangue. Devemos pedir essa purificação quanto antes.
Não podemos levar a Sua Presença numa espécie de “carro de conveniência”. Onde quer que estejas sentado confortavelmente, é tempo de voltares à igreja, de saíres dessa “comunidade da internet” e fazeres o teu “Detox”! Higieniza a tua mente, a tua alma, o teu coração!

David orou assim:“Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim…
Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.” Salmo 51:2,3,7
David tinha presente a sua condição pecaminosa. Ele sabia perfeitamente que necessitava da graça de Deus, pois o seu pecado estava diante dele.

Aquilo que necessitamos mais do que nunca é de sermos cheios do poder do Espírito Santo, para que estejamos sensíveis ao pecado que está diante de nós, pois não podemos servir ao Senhor com mãos sujas, com um coração impuro ou com uma mente intoxicada.

É necessário HIGIENIZAR-SE para poder produzir frutos dignos de arrependimento, andando com Ele. Se estamos unidos ao Senhor, temos de fugir de toda impureza.

“Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele. Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” 1 Coríntios 6:17-19

Cheguemo-nos a Ele! Limpemos as nossas mãos!

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” Tiago 4:8-10

Que o Espírito Santo nos encha de convicção de pecado. Apressemo-nos a lavar as nossas mãos, purificar o nosso coração, humilhando-nos perante Deus com toda a nossa alma, e o Senhor nos levantará.

Pois aqueles que se humilham, aqueles que o verdadeiramente buscam Deus de coração, serão justificados perante Ele.

“Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação.” Salmo 24:6

Mas vejamos tu e eu que Bíblia somos. Deus usou as mãos de Noé para construir uma arca, por que estavam limpas. Deus usou as mãos de Moisés para construir um tabernáculo, porque estavam limpas. Deus usou as mãos dos seus discípulos para repartirem os pães os peixes pois estavam limpas. Sim! Ele abençoou e partiu o pão e colocou nas mãos dos Seus discípulos para repartir e alimentar as multidões.

E o Senhor está buscando homens e mulheres com mãos limpas e coração limpo para repartir do Seu Pão pelas almas famintas deste mundo. Mas a questão é que isso somente é possível mediante uma intervenção divina do Espírito Santo de Deus.

É Ele que santifica e aperfeiçoa! Somente através do sangue de Cristo somos lavados dos nossos pecados e renovados para uma vida de santidade, avivados pelo Espírito Santo.

Queres ser limpo? Queres higienizar-te? Fala com Deus como David!

“Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.” Salmo 51:7-12

“Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. Porque te não comprazes em sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” Salmo 51:15-17

Hoje mesmo tu também podes receber essa pureza nas tuas mãos, no teu coração, na tua mente!

“Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente; antes, seja sarado. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:12-14

L. M. S.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2020

Tags

APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO aflição aliança evangelica alma amizade amor de Deus amor ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta barro bem biblia boas novas boas perspectivas caminho campanhas cansados compromisso comunidade confiança confiar conhecer consolo convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão descanso destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe filho de Deus fortaleza higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos mais que vencedores mal marcha por jesus medo mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder portugal para jesus pregar prevenção covid19 procurar promessas prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria salvação sarado sedento sefarad israel semana santa servir sim sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ