AS “ATITUDES FARISAICAS” SÃO PARA ABANDONAR!


“E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
Dois homens subiram ao templo, a orar; um, FARISEU, e o outro, PUBLICANO.
O FARISEU, estando em pé, orava consigo desta maneira:
Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, ROUBADORES, INJUSTOS E ADÚLTEROS; nem ainda como este PUBLICANO.
Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo.


O PUBLICANO, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” Lucas 18:9-14

Se aconteceram coisas que Jesus aborreceu sobremaneira, foram estas atitudes farisaicas, enquanto cumpria a Sua Missão Sublime neste mundo. O evangelista Lucas fez alusão a este ensino de Jesus quando advertia as pessoas para terem cuidado com esta “gente de elite”. Eles eram acusadores de outros por se considerarem melhores, evidenciando a sua soberba, orgulho, maldade, inimizade com Deus…
O Diabo também é chamado de Acusador. Apocalipse 12:10.

Imaginem o lugar onde estes dois personagens se encontravam. No Templo, a uma distância considerável um do outro. Os dois foram orar a Deus. Mas enquanto um orava, outro ficou a observar o outro enquanto orava. O fariseu, com os seus olhos bem abertos, via o publicano cabisbaixo, como que a esconder-se de alguém ou de modo a não ser visto, constrangido por vir à presença de Deus, orando. Ele usava de poucas palavras e pedia a misericórdia de Deus.
Que significava afinal “ser fariseu”? SER FARISEU era título de homem religioso judaico, muito inteligente e diferente de quem não tinha qualquer experiência com Deus.

Hoje, quando nos referimos a “um fariseu”, significa que estamos a lidar com alguém que exibe mais do que professa, (religiosamente falando).
Na vida dos FARISEUS da sociedade de então, eles teriam de parecer ser melhores, porque se regiam por princípios e por padrões de vida bem mais elevados dos “não religiosos”. Não significava que fossem melhores, mas esperava-se sempre que o fossem, para não serem surpreendidos pela negativa.

O termo FARISEU deriva de um verbo hebraico que significa dividir ou separar. Portanto, os fariseus consideravam-se “homens separados”, para terem muito mais proximidade com a verdade.
Na época de Jesus, estes FARISEUS não eram sacerdotes, mas muitos deles tinham sido treinados especificamente no estudo das Escrituras Sagradas, e seguiam a carreira do ensino, e eram chamados de mestres ou rabis. Temos o caso de Nicodemos, quando Jesus lhe disse: “Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?” João 3:10.

Os FARISEUS eram presunçosos pela sua própria “casta”, e adoravam ser bajulados pelos seus seguidores, e faziam de tudo para sobressaírem na sociedade… Essa era a sua atitude farisaica.
“Então, falou Jesus à multidão e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés, estão assentados os escribas e FARISEUS. Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam.

Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem sobre os ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los. E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens, pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias, e as primeiras cadeiras nas sinagogas, e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens: Rabi, Rabi.” Mateus 23:1-7

Aquilo que os FARISEUS ensinavam na sinagoga, não o praticavam, mas impunham aos seus seguidores. Porém Jesus foi muito claro quanto ao modo de como os Seus seguidores deveriam viver: “Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e FARISEUS, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus.” Mateus 5:20  

“E Jesus lhes disse: Olhai, e acautelai-vos do fermento dos FARISEUS e dos saduceus… Como não compreendeis que não vos falei a respeito de pães? Mas guardai-vos do fermento dos FARISEUS e dos saduceus. Então entenderam que não dissera que se guardassem, do fermento dos pães, mas da DOUTRINA DOS FARISEUS e dos saduceus.” Mateus 16:6,11,12.
 
A hipocrisia dos FARISEUS era manifesta por não viverem de acordo com os seus elevados padrões de justiça, e pela maneira como colocavam fardos pesados e difíceis de suportar sobre o povo, quando eles próprios não estavam dispostos a movê-los.
Os FARISEUS gloriavam-se da sua própria justiça e só faziam boas obras para serem vistos pelos homens. Mateus 23:5-12; 6:1-6,16-18; Lucas 18:9-14

João Batista chamou os FARISEUS de “raça de víboras”, uma vez que se escondiam numa “bondade” aparente, sob a ligação deles a Abraão, Mateus 3:7-9. O Senhor Jesus confirmou isso. Mateus 23:33
Os FARISEUS eram “condutores cegos de outros cegos”. Eles procuravam fazer proselitismo, mas na realidade deixavam os homens fora do Reino dos céus. Mateus 15:14; 23:13-15

A Nossa App

Esteja conectado!

Descarregar App
Um exemplo de como eram os FARISEUS foi quando Jesus foi convidado para uma refeição na casa de um deles:
“Um dos FARISEUS convidou-o para comer com ele; e entrando em casa do FARISEU, reclinou-se à mesa.

E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com bálsamo; e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo.

Mas, ao ver isso, o FARISEU que o convidara, falava consigo, dizendo: Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que qualidade é essa mulher que o toca, pois é uma pecadora.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. 
Respondeu ele: Dize-a, Mestre. Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários, e outro, cinquenta. Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais? 
Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. 
Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem.

E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta, com as suas lágrimas os regou e com os seus cabelos os enxugou. Não me deste ósculo; ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta, com bálsamo ungiu-me os pés. Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.” Lucas 7:36-47
 
Por que razão o Senhor Jesus denunciou o FARISAÍSMO? Em parte por causa da hipocrisia dos seus representantes, daqueles que “diziam, mas não praticavam”, (Mateus 23:3), e também pela tentativa de quererem “adaptar” a eterna Lei de Deus às inconstantes condições humanas.

Os FARISEUS comprometiam a justa e absoluta Lei divina, (Mateus 15:3), ao aplicarem a si mesmos, e aos seus seguidores, certos deveres exteriores. Muitos “facilitavam a justiça” para com alguns para atingirem os seus objetivos através de uma “certa obediência”, e faziam os seus “truques” para que os líderes fariseus pudessem pensar que tinham feito tudo o que deles era exigido.

Jesus conhecia bem o coração destes FARISEUS e as suas atitudes também. E ensinou-lhes que mesmo quando essas exigências eram cumpridas, não poderiam permanecer firmes nelas. E ainda que alguém pudesse cumprir todas essas exigências, ainda assim seria considerado um “servo inútil”, pois tinha feito somente o que lhe tinha sido proposto. Lucas 17:10.

Jesus censurou os escribas e os FARISEUS por adorarem a Deus de maneira vã, ensinando palavras deles como se fossem a Palavra de Deus, mas usando apenas “preceitos de homens”. Mateus 15:9, Marcos 7:7. Os FARISEUS agiam assim. Mas na parábola, Jesus mostra-nos que somente Deus tem acesso ao íntimo do coração do homem. Como pode alguém dizer que ora a Deus “falando consigo mesmo”?

E como pode alguém querer mostrar a Deus o que há de melhor em si próprio, se comparando com outros?

SERÁ QUE POR VEZES NÓS TAMBÉM ADOTAMOS ATITUDES FARISAICAS?

Ao olharmos para os dois personagens, tanto o FARISEU como o publicano, precisamos de nos “rever” neles, honestamente… Como estamos nós a viver a nossa própria vida? Que espelhamos através do nosso comportamento? A nossa carnalidade ou a nossa semelhança em Cristo?
O mais importante de tudo é a nossa relação íntima com Deus. Infelizmente, muitos de nós que fomos salvos um dia, ainda adotamos comportamentos muito semelhantes aos dos FARISEUS. E se não tivermos coragem de perceber isso, é ainda pior, “Pois não há pior cego do que aquele que não quer ver”.

Precisamos muito de ter na nossa mente, e acima de tudo, no nosso coração, a Palavra de Deus que nos ensina como andar diante de Deus e dos homens. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo.” 1Coríntios 11:28. “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” 2 Coríntios 13:5.  

…O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira:
Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo.”


A postura física do FARISEU era para ele o mais relevante, mas para Deus, não! A reverência e o temor ao Seu nome, sim!
Os FARISEUS não se conheciam a si mesmos, nem quem Deus era! Eles conheciam apenas a letra da Lei, mas não o espírito da Lei.

No nosso relacionamento com Deus, o mais importante é sabermos quem nós somos e quem Deus é. E enquanto os seguidores dos fariseus andavam escravizados pela imposição dos seus preceitos religiosos erróneos que os oprimiam, o Senhor Jesus apresentou-se com UM CONVITE completamente diferente e libertador.
 
É um convite à salvação de nós mesmos e de todos os nossos opressores e acusadores. Só não é LIVRE quem não conhece Deus e a Sua Palavra, e a aceita…
Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o Meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30.
J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS