A Grandeza da Amizade de Jesus Cristo

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis Meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas TENHO-VOS CHAMADO AMIGOS, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

Não me escolhestes vós a Mim, mas Eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em Meu Nome pedirdes ao Pai, Ele vos conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.” João 15:13-17
         
“TENHO-VOS CHAMADO AMIGOS,”, foi uma declaração transcendente à compreensão limitada dos Seus discípulos. Ela foi expressa por Jesus Cristo, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores!

O Criador de todo o mundo, dos céus e da Terra e de todo o Universo, o Deus Único, Santo, Puro e Verdadeiro, teve a iniciativa de ser Amigo das Suas criaturas humanas! Ele tratou assim os Seus discípulos, não somente pela revelação da Sua Palavra, mas pela manifestação do Seu grande e sublime Amor por eles.

Humanamente denominamos os nossos amigos como tal, mas temos dificuldade muitas vezes em manifestar concretamente aquilo que expressamos. Há muitas queixas nessa área, e reduzimos cada vez mais o número dos amigos aprovados.

Não seria já bastante gratificante o facto de Jesus confessar ser Amigo? Não seria suficiente? Ou então, (honestamente), não lhes soaria “pouco”? Ser Deus a dizê-lo já é sublime, mas a comunicação de Deus jamais vem somente por palavras.

Deus age em função daquilo que diz.

Deus comprova aquilo que diz com gestos nobres que nos surpreendem. E o que mais toca o nosso coração é realmente o facto de Deus ter enviado o Seu bendito Filho ao mundo para revelar o Seu Amor! “Mas Deus prova o Seu Amor para connosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”  Romanos 5:8  

Deus não somente nos amou, como ainda continua a amar-nos com o Seu Amor imutável. Deus demonstrou, desde sempre, e ainda continua a demonstrá-lo a todos! Mas nem todos têm o desejo e o entendimento de o receber! Compreendemos isto? Se Jesus tivesse dito: “Tenho-vos chamado amigos,” mas não o demonstrasse, não passavam de palavras encorajadoras…

Humanamente, todos nós estamos marcados negativamente por mágoas que recebemos e ferimos outros nesta e em diversas outras áreas. Defraudamo-nos mutuamente, desprezamo-nos e demonstramos inimizade de tantas formas e feitios… Algumas vezes maldosamente, outras vezes como reflexo da nossa insensibilidade e imperfeição de caráter. Fomos enganados e enganamos.

Mas quando nos chegamos a Jesus, há barreiras que vão sendo ultrapassadas para podermos compreender que Ele não foi um mero homem que passou nesta Terra, mas que Ele é Deus feito Homem, incomparável, que a Sua amizade é divina e Perfeita, que o Seu Amor e a Sua Santidade são a Sua essência.

A Bíblia diz de Jesus Cristo, “O qual não cometeu pecado, nem na Sua boca se achou engano.” (1 Pedro 2:22).  “E puseram a Sua sepultura com os ímpios e com o rico, na Sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na Sua boca”. Isaías 53:9.  

Podemos dar crédito à Palavra de Deus, porque o Seu trato para connosco, seres humanos, corresponde à forma como Ele nos revela. Ele ama-nos. E à medida que vamos abrindo o nosso ser para Ele, em amor e obediência, que é a verdadeira adoração, Ele certamente nos chamará também de “Amigos”. Há fundamentos que corroboram isso.

Só basta que tenhamos um pouco de sensibilidade para o perceber… As Suas palavras não estão isoladas, mas contextualizadas com as Escrituras com que iniciámos a nossa meditação. Vejamo-las então!

“Ninguém tem maior Amor do que este: DE DAR ALGUÉM A SUA VIDA PELOS SEUS AMIGOS.” (15:13)
“Como o Pai me amou, TAMBÉM EU VOS AMEI A VÓS.” (João 15:9)  
 “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque TUDO QUANTO OUVI DE MEU PAI VOS TENHO FEITO CONHECER.”(João 15:15)  
“Não me escolhestes vós a Mim, mas EU VOS ESCOLHI A VÓS, e VOS NOMEEI…” (João 15:16).  

Jesus amou-nos como era amado!

Ele deu-nos a conhecer o coração do Pai, e tudo o que Dele ouviu, revelando o coração de Deus. E aquilo que os Seus primeiros seguidores não poderiam ouvir ou perceber nesse tempo, compreenderam quando o “Outro Consolador”, o Espírito Santo desceu sobre eles. E ainda é somente pelo poder do Espírito Santo que podemos compreender as grandezas de Deus…

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26  

“Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito da Verdade, Ele vos guiará em toda a Verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele Me glorificará, porque há de receber do que é Meu e vo-lo há-de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é Meu; por isso, vos disse que há de receber do que é Meu e vo-lo há-de anunciar.” João 16:12-15

Será que ainda temos alguma dúvida da AMIZADE DE JESUS para connosco? Certamente que não! O que Jesus pede de nós é a nossa amizade também, a nossa entrega e obediência à Sua vontade. Essa é a forma de O adorarmos.

“Vós sereis Meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.” João 15:14

“Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.” João 15:17  

Não somos nós que escolhemos ser amigos de Jesus, mas é Ele que nos escolhe!

Jamais escolhemos amigos que não conhecemos. Mas Deus conhece-nos muito bem, e o Seu desejo é revelar-se a nós, para que O conheçamos como Dele somos conhecidos. Deus escolhe aqueles que são Dele, e é Seu desejo, a nossa amizade.

Deus sempre teve amigos desde o começo da humanidade e sempre os terá! As Escrituras Sagradas assim o revelam.

Gostarias de ser um ou Amigo de Deus? Ou uma Amiga de Deus? De verdade?
Jesus disse, “Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando!”
Procuremos conhecer Jesus! Pede que Ele se revele à tua vida pela Sua Palavra, porque através da Bíblia Sagrada vais conhecer qual é a Sua vontade!
Jamais teremos Melhor Amigo do que Aquele que é o Senhor de Tudo!

J.F.

Related Posts

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2020

Tags