Onde Está a Igreja Do Senhor Jesus?

“Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Mateus 16:18

No momento em que Jesus falou pela primeira vez aos Seus discípulos sobre a Igreja, estava a profetizar. E foi nesse lugar onde Jesus confrontou os Seus seguidores sobre o que eles ouviam das populações sobre a Sua Pessoa. Mas, mais do que a opinião das multidões a Seu respeito, Jesus estava muitíssimo mais interessado em saber qual era a opinião dos Seus seguidores, daqueles que tinham sido chamados para aprender Dele.

“Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Mateus 16:13
“E vós, quem dizeis que Eu sou?” Mateus 16:15


Nem as multidões, nem mesmo os Seus discípulos, sabiam ao certo quem era ESTE JESUS que os tinha chamado a segui-Lo. A revelação divina que tem sido dada aos homens é de acordo com o conhecimento que cada um vai recebendo sobre a Sua história. Daí que o povo judeu, a princípio, confundisse o personagem de Jesus como sendo a de mais um dos profetas. Mas sobre a Pessoa de Jesus, eles não estavam a entender nada… Simplesmente, não O conheciam…

E dos Seus discípulos, possivelmente Jesus esperava um pouco mais… Mas a resposta veio, não pelo conhecimento que eles tivessem Dele, mas por inspiração divina. Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” E Jesus disse, “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas Meu Pai, que está nos céus.” Mateus 16:16,17

Jesus é o Fundamento, é a Cabeça da Igreja, é a Pedra que os edificadores rejeitaram. A Igreja é o CORPO DE CRISTO, formado por todos aqueles que creem no Seu sacrifício efetuado na cruz em seu favor, como nosso substituto, quando O recebemos como Senhor e Salvador das nossas vidas. A igreja é composta por gente de todas as nações deste mundo, de todas as tribos e línguas. Apocalipse 7:9

O Apóstolo Paulo explica em Gálatas…

“Porque todos sois filhos de Deus, pela fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.” Gálatas 3:26-29

Ainda antes de haver Igreja, e após a ressurreição de Jesus, Ele deu indicações precisas aos Seus discípulos quanto à continuação desta Missão Divina na Terra. Eles deveriam aguardar a promessa do Pai: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” Lucas 24:49.

A promessa estava feita, mas eles deveriam aguardar ATÉ QUE FOSSEM REVESTIDOS DE PODER para cumprirem o que Jesus lhes tinha dito antes: “E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos; e, em Seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E dessas coisas sois vós testemunhas.” Lucas 24:46-48

Lucas, para além do seu evangelho, continua a narrar no livro de Atos dos Apóstolos os acontecimentos relativos a Jesus, e diz no princípio do livro:

“Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus. E, estando COM eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele), de Mim ouvistes.

Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias… Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há-de vir sobre vós; e ser-Me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” Atos 1:3-5, 8

Jesus determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém. E os discípulos esperaram o derramamento do Poder do Espírito Santo, logo após Jesus os ter abençoado e ascendido aos céus, Lucas 24:52,53. Eles só poderiam exercer a Comissão dada por Jesus quando estivessem prontos para testemunhar Dele.

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na Terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.” Mateus 28:18-20

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: em Meu nome, expulsarão demónios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram.” Marcos 16:15-20

Perante tão grande desafio, os discípulos esperaram o tempo necessário para que fossem equipados para A MAIOR E MAIS IMPORTANTE TAREFA DADA AO HOMEM. O dia de Pentecostes chegou, e com ele, o derramamento do Espírito Santo sobre os que tiveram a paciência de esperar. A partir daquele dia, os discípulos do Senhor Jesus nunca mais foram os mesmos. Naquele mesmo dia, com a conversão de quase 3000 almas, nasceu a Igreja de Cristo Jesus.

No livro de Atos, vemos as pessoas que iam sendo salvas dos seus pecados, a aprender a caminhar nesta novidade de vida, sendo ensinadas pelos Apóstolos. Mas ao mesmo tempo, os Apóstolos estavam a praticar tudo aquilo que tinham aprendido com o Seu Mestre. Era tão importante que isto acontecesse, porque se assim não fosse, a vida da Igreja acabaria ali mesmo, no momento em que nasceu.

TODOS DEVEM CONHECER QUAL A RAZÃO POR QUE JESUS FUNDOU A SUA IGREJA, E QUAL A RAZÃO PARA NÓS DARMOS CONTINUIDADE…

Os Apóstolos e os primeiros cristãos tinham bem definidas e conhecidas quais eram as suas responsabilidades.  

Os primeiros salvos em Cristo estavam informados que eram uma Comunidade que vivia dentro de uma Comunidade maior, (o mundo em que viviam). E tinham como objetivo principal, influenciá-lo e cativá-lo a conhecerem Jesus, para que tal como aconteceu com eles, outros fossem salvos!  

“De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos 2:41-47


 “LOUVANDO A DEUS E CAINDO NA GRAÇA DE TODO O POVO!”

Os primeiros cristãos não viviam apenas para “dentro” da comunidade (igreja), mas também para “fora” dela. Eles viviam para influenciar o mundo que os rodeava e não para serem influenciados por ele.

COMO É QUE ELES ACHAVAM GRAÇA AOS OLHOS DO POVO?

Porque, para além das suas atividades comuns, eles davam testemunho da sua fé, e vivenciavam a sua fé.

A FÉ ERA DEMONSTRADA DE FORMA PRÁTICA E VISÍVEL.

A Igreja não era uma comunidade fechada em si mesma. Por terem encontrado a bênção de terem sido salvos em Cristo, os primeiros cristãos também eram de bênção para os que ainda não tinham tido essa oportunidade de ouvir o Evangelho, para que fossem salvos também.
Durante o ministério de Jesus, como Homem, neste mundo, a Sua estratégia e compromisso era fazer, em tudo, a vontade do Pai.

O tempo era escasso. Três anos não era muito tempo. Então Jesus sabia como agir nas circunstâncias que o Pai lhe proporcionava. Ele vivia sensível, na sua humanidade, a tudo quanto o Pai o orientava. Não sabemos explicar isso muito bem, mas ao meditarmos sobre a forma como Jesus fez essa Obra, vemos como foram impactadas aquelas pessoas que observaram Aquele que é a Verdade.

Quando Jesus foi à terra dos gadarenos para salvar um homem que estava endemoninhado, libertou-o e deu-lhe uma Missão: “E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti.” Marcos 5:18,19.  

Quando Jesus foi a Jericó, por causa de Zaqueu: “E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu e recebeu-o com júbilo… E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

Depois diz em João 4, que era necessário Jesus passar por Samaria. Ajudou o filho da mulher siro fenícia, ressuscitou a filha de Jairo… ajudou o criado do centurião…. Ressuscitou o filho da viúva de Naim…. Deu vista a um cego de nascença…

Estes, e muitos mais, eram as pessoas indicadas para darem testemunho de Jesus.

Eles poderiam não saber muito sobre a Pessoa de Jesus, mas jamais poderiam esquecer que foi Ele que mudou a vida deles, para sempre…

E depois foram estes que compartilharam a sua experiência com outros. É desta maneira que as coisas funcionam no Reino de Deus…

COMO É QUE VAMOS FICAR CALADOS PERANTE UMA GRAÇA TÃO GRANDE QUE É MANIFESTA NAS NOSSAS VIDAS?

Estas pessoas que recebiam os seus milagres, não tinham uma missão tão importante e desafiante como aquela que estava destinada aos Apóstolos de Jesus e à Igreja que Ele disse que edificaria! Não sabemos fazer tudo bem feito, tal como aconteceu com os primeiros cristãos, mas não nos esqueçamos que esta Obra é de Deus. Ele sabe como executá-la, aperfeiçoando continuamente aquilo quem somos.

Mas há um caso flagrante em Atos 2, nessa primeira Comunidade. A Bíblia diz que eles perseveravam todos os dias no Templo, (2:46). E todos os dias era colocado um coxo à porta do Templo para pedir esmola, (3:2).

Será que esta pequena multidão de novos discípulos de Jesus, não viam este coxo? Claro que sim. Davam-lhe esmola… E será que este homem nascido com esta incapacidade, não precisava de cura? Claro que sim. E pela fé em Deus, e movidos de amor e compaixão de Jesus, Pedro e João fixaram os seus olhos neste pedinte. Essa compaixão levava a uma ação.

Será que não nos envergonhamos por nos limitarmos a viver um Evangelho dentro de “quatro paredes”, e nos esquecemos de que fomos chamados por Jesus para testemunharmos Dele e fazermos a Sua Obra?

Fora de portas estamos a dar a oportunidade a outros para que experimentem também a mesma salvação em Jesus Cristo…

Os primeiros irmãos sabiam o tinham que fazer, porque eram cheios do Espírito Santo e dirigidos por Ele. E apesar das suas limitações, ao verem as necessidades dos outros, eram usados por Deus e viam o resultado da glória divina que iam recebendo. E no verso 47 lemos que “TODOS OS DIAS acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que se haviam de salvar.”

Todos os dias acrescentava o Senhor…” Se nos dispusermos a fazer a nossa parte, Deus faz a Sua. Ele utiliza homens e mulheres que confiam Nele! Marcos 16:20

J.F.

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS