O Endereço Que Toda a Alma Precisa Conhecer!

“Deus é o nosso Refúgio e Fortaleza, Socorro bem presente na angústia.” Salmo 46

Todos nós precisamos de um Refúgio. Todos têm os seus, mas apenas UM é considerado como verdadeiro. Os outros vão acabar por revelar a sua falsidade.

Um Refúgio faz-nos pensar num castelo ou numa fortaleza bastante imponente com grandes portões e ferrolhos seguros, ou então lembra a nossa casa, o nosso lugar de paz, até mesmo nos dias de tempestade. Um Refúgio é sinónimo de segurança. Quando a Bíblia descreve Deus como o nosso Refúgio, ela está dizendo que Ele é o nosso LUGAR SEGURO para quando precisamos de proteção contra alguma coisa que nos ameace.

Reconhecer Deus como nosso Refúgio, permite-nos confiar Nele espontaneamente, sem temer situações ou pessoas que ameaçam o nosso bem-estar, seja no sentido físico ou no espiritual.
Não há nenhuma situação que possamos enfrentar que esteja fora do controlo de Deus! Portanto, o melhor lugar para estarmos, é, e sempre será, Nele.

" Torre Forte é o Nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro." Provérbios 18:10

Nem toda a gente sabe fazer de Deus o seu Refúgio. É muito mais fácil imaginar um refúgio físico que nos protege de algum perigo, mas como podemos confiar num Deus que não podemos ver? Isso é possível?

David é um ótimo exemplo de alguém que conhecia Deus como o seu Refúgio. Tantas vezes durante a sua vida, ele fugiu de pessoas que queriam matá-lo, literalmente. Incluindo o seu próprio filho. Como rei, ele andava sempre rodeado de inimigos no seu caminho, mas David testemunha que sempre que se voltava para Deus. Ele encontrava em Deus a sua segurança.

" Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza e o meu refúgio estão em Deus. Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio." Salmo 62:7,8

Quando quisermos que Deus seja o nosso Refúgio, basta pedirmos que Ele o seja. David disse: "Derramai perante Ele o vosso coração."

David derramou o seu coração perante Deus sobre tudo o que estava acontecendo na sua vida, e pediu ao Senhor para intervir em seu favor. Quando nós nos voltamos para Deus para buscar a Sua ajuda e proteção, aí vamos começar a conhecê-Lo como o nosso Refúgio, porque vamos receber a Sua resposta, como tal.

Em contraste com a fé de David, os líderes de Israel, nos dias de Isaías, tentaram encontrar segurança em OUTRAS COISAS para além de Deus, incluindo pactos diabólicos.

Em Isaías 28:15: “Porquanto dizeis: Fizemos concerto com a morte e com o inferno fizemos aliança; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque pusemos a mentira por nosso refúgio e debaixo da falsidade nos escondemos.” 

o Senhor revelou a esses líderes que esses supostos “refúgios” eram ilusórios e esconderijos de falsidade. E Deus explicou ao povo através de Isaías que era necessário se voltarem para Ele. Ele é O VERDADEIRO REFÚGIO!

" Portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. E regrarei o juízo pela linha e a justiça, pelo prumo, e a saraiva varrerá o Refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo.” Isaías 28:16-18

A saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas arrastarão o esconderijo.
Todos nós somos tentados a procurar segurança e refúgio em “coisas” ou “pessoas” que fornecem uma sensação de segurança, mas logo mais, vão revelar-se o quão falsas elas são. Podemos ver isso em dois textos do profeta Jeremias.

“Certamente, em vão se confia nos outeiros e na multidão das montanhas; deveras, no SENHOR, nosso Deus, está a salvação de Israel.” Jeremias 3:23
“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!” Jeremias 17:5

DEUS É O ÚNICO REFÚGIO REAL!

Quando Deus é o nosso Refúgio, não significa que Ele nunca nos levará a situações difíceis ou perigosas… Jesus mandou os discípulos entrarem num determinado barco, mesmo sabendo perfeitamente que uma tempestade violenta se levantaria; os discípulos ficaram aterrorizados, mas Jesus, o Refúgio deles, acalmou a tempestade. Mateus 8:23-27.

Quando estamos na vontade de Deus, podemos enfrentar até as situações mais perigosas, mas sempre com a confiança de Deus estar connosco. Nunca te esqueças que Deus liderou os israelitas em inúmeras batalhas contra exércitos muito mais poderosos do que eles. Contudo, quando o povo confiou em Deus e obedeceu aos Seus Mandamentos, sempre saíram vitoriosos. Vemos isso em Josué 6 e 8, como exemplos tremendos.

E Jesus disse-nos em João 16:33: "Tenho-vos dito isso, para que em Mim tenhais Paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo."

Não importa quais sejam as nossas circunstâncias, pois o lugar mais seguro para estarmos, é sempre no CENTRO DA VONTADE de Deus. Ele promete ser o nosso REFÚGIO! “…Não te deixarei, nem te desampararei.” Hebreus 13:5

 “E, assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu Ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.” Hebreus 13:6

J. Faria
Posted in
Tagged with , , , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS