O Endereço Que Toda a Alma Precisa Conhecer!

“Deus é o nosso Refúgio e Fortaleza, Socorro bem presente na angústia.” Salmo 46

Todos nós precisamos de um Refúgio. Todos têm os seus, mas apenas UM é considerado como verdadeiro. Os outros vão acabar por revelar a sua falsidade.

Um Refúgio faz-nos pensar num castelo ou numa fortaleza bastante imponente com grandes portões e ferrolhos seguros, ou então lembra a nossa casa, o nosso lugar de paz, até mesmo nos dias de tempestade. Um Refúgio é sinónimo de segurança. Quando a Bíblia descreve Deus como o nosso Refúgio, ela está dizendo que Ele é o nosso LUGAR SEGURO para quando precisamos de proteção contra alguma coisa que nos ameace.

Reconhecer Deus como nosso Refúgio, permite-nos confiar Nele espontaneamente, sem temer situações ou pessoas que ameaçam o nosso bem-estar, seja no sentido físico ou no espiritual.
Não há nenhuma situação que possamos enfrentar que esteja fora do controlo de Deus! Portanto, o melhor lugar para estarmos, é, e sempre será, Nele.

" Torre Forte é o Nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro." Provérbios 18:10

Nem toda a gente sabe fazer de Deus o seu Refúgio. É muito mais fácil imaginar um refúgio físico que nos protege de algum perigo, mas como podemos confiar num Deus que não podemos ver? Isso é possível?

David é um ótimo exemplo de alguém que conhecia Deus como o seu Refúgio. Tantas vezes durante a sua vida, ele fugiu de pessoas que queriam matá-lo, literalmente. Incluindo o seu próprio filho. Como rei, ele andava sempre rodeado de inimigos no seu caminho, mas David testemunha que sempre que se voltava para Deus. Ele encontrava em Deus a sua segurança.

" Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza e o meu refúgio estão em Deus. Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio." Salmo 62:7,8

Quando quisermos que Deus seja o nosso Refúgio, basta pedirmos que Ele o seja. David disse: "Derramai perante Ele o vosso coração."

David derramou o seu coração perante Deus sobre tudo o que estava acontecendo na sua vida, e pediu ao Senhor para intervir em seu favor. Quando nós nos voltamos para Deus para buscar a Sua ajuda e proteção, aí vamos começar a conhecê-Lo como o nosso Refúgio, porque vamos receber a Sua resposta, como tal.

Em contraste com a fé de David, os líderes de Israel, nos dias de Isaías, tentaram encontrar segurança em OUTRAS COISAS para além de Deus, incluindo pactos diabólicos.

Em Isaías 28:15: “Porquanto dizeis: Fizemos concerto com a morte e com o inferno fizemos aliança; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque pusemos a mentira por nosso refúgio e debaixo da falsidade nos escondemos.” 

o Senhor revelou a esses líderes que esses supostos “refúgios” eram ilusórios e esconderijos de falsidade. E Deus explicou ao povo através de Isaías que era necessário se voltarem para Ele. Ele é O VERDADEIRO REFÚGIO!

" Portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. E regrarei o juízo pela linha e a justiça, pelo prumo, e a saraiva varrerá o Refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo.” Isaías 28:16-18

A saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas arrastarão o esconderijo.
Todos nós somos tentados a procurar segurança e refúgio em “coisas” ou “pessoas” que fornecem uma sensação de segurança, mas logo mais, vão revelar-se o quão falsas elas são. Podemos ver isso em dois textos do profeta Jeremias.

“Certamente, em vão se confia nos outeiros e na multidão das montanhas; deveras, no SENHOR, nosso Deus, está a salvação de Israel.” Jeremias 3:23
“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!” Jeremias 17:5

DEUS É O ÚNICO REFÚGIO REAL!

Quando Deus é o nosso Refúgio, não significa que Ele nunca nos levará a situações difíceis ou perigosas… Jesus mandou os discípulos entrarem num determinado barco, mesmo sabendo perfeitamente que uma tempestade violenta se levantaria; os discípulos ficaram aterrorizados, mas Jesus, o Refúgio deles, acalmou a tempestade. Mateus 8:23-27.

Quando estamos na vontade de Deus, podemos enfrentar até as situações mais perigosas, mas sempre com a confiança de Deus estar connosco. Nunca te esqueças que Deus liderou os israelitas em inúmeras batalhas contra exércitos muito mais poderosos do que eles. Contudo, quando o povo confiou em Deus e obedeceu aos Seus Mandamentos, sempre saíram vitoriosos. Vemos isso em Josué 6 e 8, como exemplos tremendos.

E Jesus disse-nos em João 16:33: "Tenho-vos dito isso, para que em Mim tenhais Paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo."

Não importa quais sejam as nossas circunstâncias, pois o lugar mais seguro para estarmos, é sempre no CENTRO DA VONTADE de Deus. Ele promete ser o nosso REFÚGIO! “…Não te deixarei, nem te desampararei.” Hebreus 13:5

 “E, assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu Ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem.” Hebreus 13:6

J. Faria
Posted in
Tagged with , , , ,

Related Posts

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2020

Tags