Quais as Riquezas da Glória De Deus?

“Para que, segundo as riquezas da Sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;” Efésios 3:16

Falando da glória de Deus falamos do próprio Deus. A Sua presença é reconhecida pelos homens como a manifestação da Sua glória. Deus não é visível aos olhos humanos, não possui um corpo. Sabemos que se trata de Deus por causa da Sua glória. Não quero dizer com isto que Deus seja essa glória, não, mas que onde Ele está manifesta-se a Sua glória, que são uma descrição do esplendor e majestade do próprio Deus.

“Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque Teu é tudo quanto há nos Céus e na Terra; Teu é, SENHOR, o reino, e Tu te exaltaste sobre todos como chefe.” 1 Crónicas 29:11

“Deus veio de Temã, e o Santo, do monte de Parã. A sua glória cobriu os céus, e a Terra encheu-se do Seu louvor. E o Seu resplendor era como a luz, raios brilhantes saíam da Sua mão, e ali estava o esconderijo da Sua força. Adiante Dele ia a Peste, e raios de fogo, sob os Seus pés.” Habacuque 3:3-5

A Sua Glória é também a Sua Singularidade e a Sua Santidade

“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o Seu séquito enchia o templo. Os serafins estavam acima Dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a Terra está cheia da Sua glória.” Isaías 6:1-3

A glória de Deus também se refere à presença visível de Deus entre o seu povo, glória esta, que os líderes judaicos chamavam de SHEKINAH, (que traduzido é “habitação de Deus”), empregada para descrever a manifestação visível da Presença e Glória de Deus. Moisés viu a SHEKINAH de Deus na coluna de nuvem e de fogo. Êxodo 13:21.

“E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite.”
É tão grandiosa que nenhum ser humano pode vê-la e continuar vivo.

“Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a Tua glória. Porém ele disse: Eu farei passar toda a MINHA bondade por diante de ti e apregoarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem EU tiver misericórdia e ME compadecerei de quem ME compadecer. 

E disse mais: Não poderás ver a MINHA face, porquanto homem nenhum verá a MINHA face e viverá. Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a MIM; ali te porás sobre a penha. E acontecerá que, quando a MINHA glória passar, TE porei numa fenda da penha e TE cobrirei com a MINHA mão, até que eu haja passado. E, havendo eu tirado a MINHA mão, ME verás pelas costas; mas a MINHA face não se verá.” Êxodo 33:18-23.

Quando muito, pode-se ver apenas um “aparecimento da semelhança da glória do Senhor” conforme a visão que Ezequiel teve do trono de Deus descrito em Ezequiel 1:26-28.

“E, por cima do firmamento, que estava por cima da sua cabeça, havia uma semelhança de trono como de uma safira; e, sobre a semelhança do trono, havia como que a semelhança de um homem, no alto, sobre ele. 

E vi como a cor de âmbar, como o aspeto do fogo pelo interior dele, desde a semelhança dos seus lombos e daí para cima; e, desde a semelhança dos seus lombos e daí para baixo, vi como a semelhança de fogo e um resplendor ao redor dele. 

Como o aspeto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspeto do resplendor em redor. Este era o aspeto da semelhança da glória do SENHOR; e, vendo isso, caí sobre o meu rosto e ouvi a voz de quem falava.”

Mas outro aspeto que queria aqui mencionar, e que tem relação com as riquezas de Sua glória, é a manifestação do que Ele é em Si mesmo, e que transmite ao homem através do Seu favor. Este episódio tem a ver com o pedido de Moisés a Deus

"Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a Tua glória. Porém Ele disse: Eu farei passar toda a MINHA bondade por diante de ti e apregoarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem EU tiver misericórdia e ME compadecerei de quem ME compadecer.” Êxodo 33:18,19

Farei passar a minha toda a minha bondade. Riquezas que não podem medir-se com medidas humanas. A medida da bênção vem de acordo com as Suas riquezas ou dizer conforme as riquezas da Sua glória. Quem pode medir as abundâncias destas riquezas sem limitar Deus? Em tudo o que Ele dá, é em abundância generosa e transbordante.

A medida de Deus carece de “medida”. Deus sempre faz tudo de acordo com a Sua perfeição infinita, de que se fala aqui como “glória”. Deus dá segundo a Sua condição e riqueza, de modo que, se somos pobres e fragilizados, temos que buscar a explicação de tal cuidado e amor dentro de nós mesmos, e considerar as riquezas de Deus que estão à nossa disposição.

A manifestação da Sua Glória traz sempre resultados na vida humana. Deus é rico em benignidade, paciência e longanimidade, (Romanos 2:4), para que o homem tenha tempo para se arrepender. E também para que aqueles que se perdem, não tenham qualquer desculpa. (Romanos 9:22).

Deus quer usar de misericórdia para com todos. Ele faz isso! (Romanos 11:32).
Jesus Cristo é a Graça de Deus, e Nele, e pelo Seu Sangue, temos a remissão das nossas ofensas. Efésios 1:7.

Somos salvos pela Graça, e isso não vem de nós, é Dom de Deus. (Efésios 2:7,8). E através das riquezas em glória dadas por Jesus, somos corroborados com poder pelo Seu Espírito no nosso homem interior. (Efésios 3:16). Cristo em nós, é a esperança da Glória. (Colossenses 1:27).

Fiquemos com este lindo texto bíblico na nossa mente e coração.
O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém! Filipenses 4:19
Porque, “... Dele, e por Ele, e para Ele são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém!” Romanos 11:33-36. Glória a Deus!


Pr. J. Faria
Posted in
Tagged with , , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS