Chamados a Interceder

“E viu que ninguém havia, e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.” Isaías 59:16  

Esta é uma passagem desconfortável, para muitos que são filhos de Deus. Nós maravilhamo-nos com coisas que nos encantam e que nos animam, que despertam o que há de melhor em nós também. Frequentes vezes no Novo Testamento vemos como muitos dos que foram “tocados” por Jesus se maravilharam.

“E a multidão, vendo isso, maravilhou-se e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens.” Mateus 9:8  

“E estava ele expulsando um demónio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demónio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão.” Lucas 11:14  

Quem não manifestaria tal contentamento ao verem acontecer milagres, maravilhas e prodígios pelas mãos de Jesus? Jesus também ficou maravilhado com a fé de um centurião.

“E maravilhou-se Jesus, ouvindo isso, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.” Mateus 8:10  

O facto de Deus se maravilhar, conforme fala o profeta Isaías, nada tem a ver com situações semelhantes a estas. Neste caso é algo que tem a ver com espanto, admiração. Como é possível não haver ninguém para interceder? E HOJE acontece o mesmo! Parece que neste tempo cada um procura salvar a sua pele e esquece-se que há tantos ao seu redor a precisar de uma Igreja desperta que esteja a olhar, não só por si mesma, mas por aqueles que a rodeiam. Uma Igreja que levanta um clamor a Deus em favor dos que ainda estão perdidos, dos mortos nos seus delitos e pecados.

Mas a intercessão é uma tarefa pessoal. Não temos necessidade que a igreja convoque o povo de Deus a orar e a interceder. Esta é uma missão que temos gravada no nosso coração. As cartas de Paulo são uma constante nas suas intercessões em favor das comunidades que ele teve oportunidade de estabelecer. Colossenses 1:9; Efésios 3:14…

E temos outros exemplos de intercessores na Bíblia. Abraão, (o pai da Fé) também intercedeu, Génesis 18:23-33. Moisés, que foi usado para libertar o povo da escravidão do Egito, intercedeu pelo povo. Êxodo 32:30-35. O apóstolo Paulo também aconselhou os crentes de Éfeso: “ORANDO EM TODO TEMPO com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança E SÚPLICA POR TODOS OS SANTOS.” Efésios 6:18

“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, SABENDO QUE AS MESMAS AFLIÇÕES SE CUMPREM ENTRE OS VOSSOS IRMÃOS NO MUNDO.” 1 Pedro 5:6-9

Todos nós gostamos de saber que Jesus continua a interceder por nós, Romanos 8:34, e que “Temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.” 1 João 2:1  
 
É tempo da verdadeira Igreja de Cristo Jesus, que está a ser edificada constantemente, interceda diariamente para que sejam acrescentados aqueles que se vão salvar. E que estejamos na brecha em interceção, em favor, não só dos nossos irmãos, mas também daqueles que, pela nossa súplica, possam ainda ser salvos.

Não se acomode pensando somente em si e na sua família e amigos! Pense na nossa nação! Pense no nosso povo! Onde estão provavelmente muitos dos nossos familiares que ainda não conhecem o Único que tem poder para os salvar? Sigamos o conselho de Paulo dado ao seu discípulo, Timóteo.

“Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.” 1 Timóteo 2:1-6

Se não souber como interceder, peça a ajuda pessoal do Espírito Santo. Ele vai ajudá-lo a expressar os seus sentimentos altruístas, o seu desejo em ver a glória de Deus nas pessoas com quem se preocupa. “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.“ (Romanos 8:26,27)

Vamos lá! Seja um cooperador de Deus!
Participe numa intercessão altruísta!
Há muitos que precisam da sua oração!
Posted in
Tagged with , , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS