Um Amor Incondicional

Se tens uma Bíblia lê esta passagem de Lucas 15:11-24, a fim de melhor entenderes o que nos propomos compartilhar contigo.


Esta história é muito conhecida como a Parábola do Filho Pródigo, mas apesar da história girar em torno deste filho mais novo, e da forma como deixou o seu lar, o seu pai e irmão.

Depois de ter recebido a sua parte da herança, o modo como viveu até ao ponto de cair em desgraça, “até ao fundo do poço”, e de como o Pai o esperava de volta, perceberíamos que está mais em causa o amor do Pai, do que da vida do seu filho! Sem querermos quebrar a “tradição”, intitularia “O amor de um pai amoroso”.

A narrativa de Jesus é uma parábola que quer ressaltar o amor incondicional de Deus Pai pela humanidade, ou melhor por ti e por mim. Somos amados incondicionalmente por Deus.

Existem três verdades que podem transformar a nossa vida, quando compreendemos:

1. Que Deus ama-nos incondicionalmente.

Podemos ter dificuldade, aliás temos muitas dificuldades em compreender na sua plenitude, o que isto significa verdadeiramente. Este tipo de amor é e vem de Deus!

Aquele que não ama não conhece a Deus, pois DEUS É AMOR. 1 João 4:8  

E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. DEUS É AMOR, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. 1 João 4:16


É incondicional porque nada tem a ver com o merecimento humano. Não é pelo que façamos de mal ou de bem. É incondicional, não tem a ver com quaisquer condições.

Mas não nos esqueçamos de que não é só de forma incondicional que somos amados, somos amados sacrificialmente.

2. Que Deus ama-nos com amor sacrificial.

Repara como este amor é demonstrado: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” Romanos 5:8  

A cruz é a figura do principal sacrifício de amor.

“Certamente, Ele tomou sobre si as nossas enfermidades
e as nossas dores levou sobre si;
e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões
e moído pelas nossas iniquidades;
o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele,
e pelas Suas pisaduras fomos sarados…
Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar;
Quando Ele der a sua alma como oferta pelo pecado,
Ele verá a Sua posteridade e prolongará os seus dias;
e a vontade do SENHOR prosperará nas Suas mãos. Isaías 53:4,5,10

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

O terceiro ponto é muito importante, porque pode, por tua vontade, fazer muita diferença na tua vida.

3. Que é a nossa responsabilidade de corresponder positivamente a este amor.

Essa resposta MUDA-NOS.
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” 2 Coríntios 5:17


O filho mais novo da história contada por Jesus, nunca mais foi o mesmo!
A sua decisão de voltar para casa do Pai, mais concretamente para os braços misericordiosos do Pai, levou-o a uma satisfação perene, tanto dele como do Pai.

Hoje, ao te voltares para Deus, Ele LEVA-TE A RECEBERES NOVAS TODAS AS COISAS. Ele derramará sobre ti o Seu Amor, de modo que Ele flua na tua vida para a vida de outros.

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.” João 15:13  

Esse é o verdadeiro Amor. É o Amor de Deus!

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2020

Tags

APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO aflição aliança evangelica alma amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta barro bem biblia boas novas boas perspectivas caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade confiança confiar conhecer consolo convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão descanso destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe filho de Deus fortaleza higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder portugal para jesus pregar prevenção covid19 procurar promessas prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ