O Justo Viverá Pela Fé

São três os versículos no Novo Testamento que fazem esta afirmação. Romanos 1:17; Gálatas 3:11 e Hebreus 10:38. Mas a alusão é feita a uma palavra de um dos profetas do Antigo Testamento, mais concretamente a Habacuque.

Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá. Habacuque 2:4  

Esta palavra de Deus, dirigida a Habacuque, é muito interessante, porque o justo vive pela sua fé, pode parecer estranho mas percebendo o que a Bíblia diz sobre isto, nós não podemos viver pela fé de ninguém. Aliás a Escritura Sagrada diz: “Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus…” Romanos 14:22  

A fé não pode ser imposta, nem é passada de pais para filhos. A fé é pessoal e intransmissível. A fé não é adquirida por irmos ou por pertencermos a alguma comunidade religiosa.
A fé é um dom de Deus, conforme podemos ler em Efésios: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.” Efésios 2:8

Mas não se trata de um presente dado em mão, em que tu se o quiseres como teu tens que o receber, não. A fé como dom de Deus é-te concedido quando tu ouves a Palavra de Deus e confias ou acreditas naquilo que Deus diz. Ora repara bem na seguinte Excritura:

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17

A fé que a Bíblia fala, nada tem a ver com as afirmações que por vezes ouvimos de certas pessoas e cuja resposta é: “Eu também tenho fé.”

Em alguns casos podem ser verdadeiras, uma vez que tais pessoas se relacionam com Jesus, tendo sido salvas por Ele, e continuam vivendo, como dissemos no princípio, vivendo pela fé.
Mas temos que perceber de que não é pelo facto de sermos religiosos podemos afirmar que temos fé.

Quem confia em Deus vive de acordo com a vontade Dele, quem tem fé em Deus e vive por ela é uma nova criatura, e a sua fé o sustenta na sua caminhada cristã, diária.

Como é que alguém pode assegurar que tem fé e vive fora do plano e propósito de Deus para a sua vida?
A fé não é a confiança que temos de que iniciamos uma viagem e que se tudo correr bem, chegamos até ao fim.

A fé está centrada em Deus e é a base da relação dos que creem em Nele, se relacionarem com Ele. Isso é o que nos é dado a entender pelo autor da carta do Novo Testamento, aos Hebreus:

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus CREIA QUE ELE EXISTE e que É GALARDOADOR DOS QUE O BUSCAM. Hebreus 11:6

Para muitos, a fé não faz qualquer sentido. É para os fracos e desvalidos, porque apenas creem naquilo que vêm e que tocam, e Deus está fora de questão para eles, porque não o veem, e muito menos lhe podem tocar.

Então permitam que interrompamos os vossos pensamentos, e respondam simplesmente a uma pergunta: “Existe o Covid-19 ou se preferirem, o Coronavírus?
Será necessário verem ou ficarem doentes para crerem que ele existe?

Deixamos a vossa consideração e reflexão estes dois versículos, e medite neles.

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis. Romanos 1:20  

Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. 2 Coríntios 4:18  

Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS