Condolências à Família do nosso irmão Pedro Leal

Em memória do Pedro Leal e a sua família

A ICCM e Remar Portugal informam que o Pastor Pedro Leal partiu para o senhor no dia 16 de novembro.
Cerimonia fúnebre vai se realizar no dia 20 de novembro às 12:30 nas instalações da ICCM em Sintra, seguindo-se para Torres Vedras onde será sepultado.
Os nossos sentimentos para toda a família e amigos.

Carta do Diretor da ICCM e Remar:

Ao escrever estas palavras sinto um misto de pesar e de louvor e dedico-as ao Pedro Leal e à sua família, e escrevo-as com gratidão por ter tido o privilégio de fazer parte da sua história de vida.
Todos nascemos e todos morremos, mas é no “entretanto” que a história da nossa vida é escrita, com as nossas vivências com as mais variadas experiências: com alegria, com tristeza, com lágrimas, com sorrisos, com aventuras e com desventuras, com vitórias e com derrotas. Mas há vidas que marcam a história de outras vidas, que são exemplo, que são motivação, são alegria, são coragem, são valentia, que, em suma, são vidas com significado com relevância.

O nosso Irmão, Amigo, Pai, Filho, Pastor, escreveu a sua história com significado. Teve uma infância alegre no seio da sua família, na sua cidade natal, Torres Vedras. Chegou à sua juventude onde embarcou em algumas aventuras que o levaram a uma desventura, e foi aí que aconteceu algo maravilhoso que mudou a sua vida. Ele teve um encontro pessoal com Jesus, no seu caminho a “Damasco”, e foi no meio da tempestade que ele encontrou a paz e a serenidade em Cristo Jesus.

O Pedro deixou-nos um exemplo de resiliência, de perseverança, de gentileza, de sinceridade e de transparência, como Pai, como Esposo, como Filho, e como Irmão. Ele estava presente sempre com uma perspetiva de Fé, de Amor e Serviço ao próximo. O Pedro era sempre dado à boa disposição, e estava sempre disposto a lutar contra as adversidades da vida.
Foi na manhã do dia 16 de Novembro, que o seu Senhor e Salvador o levou ao seu encontro. Vamos estranhar a ausência da sua presença, no entanto, ele estará sempre presente, pois marcou as nossas vidas com o seu exemplo de fé, de resiliência e de perseverança, sem nunca olhar para trás.
 
Na Bíblia, o Apóstolo Paulo escreveu ao seu discípulo Timóteo as seguintes palavras:
“Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; se perseveramos, com ele, também reinaremos.” 2 Timóteo 2:11,12
E aqui podemos constatar que o Pedro reina agora com Jesus, o seu Salvador. Com Ele, e para Ele, viveu, e Nele morreu, e agora com Ele está, no reino.

Quando Paulo, mais adiante, em 2 Timóteo 2:15, diz: “Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a Palavra da Verdade”, quero dizer que o Pedro foi aprovado. Ele sempre teve um ânimo pronto para ser ensinado e para ensinar, fazendo bom uso da Verdade.
O Pedro foi um homem bem-aventurado. Ele trilhou o caminho do Senhor e guardou os Seus testemunhos, e buscou a Jesus com todo o seu coração.

Tal como o Salmista o diz: “Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do SENHOR. Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o coração.” (Salmo 119:1e2).

Ao peregrinarmos nesta vida, não é fácil, e não foi fácil para ele também. Ele recebeu o chamado para ir para as Missões, e serviu ao Senhor nas Filipinas, na Suazilândia e em Mozambique. Ele foi obediente à Grande Comissão dada por Jesus e travou muitos combates. E o último foi contra a enfermidade. Ele foi um herói da fé, um exemplo, uma inspiração a cada dia, através do seu ânimo, pois “o ânimo do homem suporta a sua enfermidade”. Perante a desolação de muitos diagnósticos médicos, ele foi um milagre, até que no seu íntimo terá confessado o que escreveu Paulo a Timóteo.“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.” (2 Timóteo 4:7).
Há um sentimento de “vazio”, de “perda”, para os mais próximos, para a sua esposa e filhos, familiares mais chegados, tal como para ao companheiros de ministério; no entanto, há uma afirmação que Jó a descreve:

"Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ". (Jó 1:21).

Embora seja difícil aceitar e compreender muitas circunstâncias e incógnitas da vida, e “apesar de”, e para “além de”, “O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor".
No livro de Jó também há um lema que devemos ter presente, e que deve ser uma consolação para aqueles que estamos afirmados em Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador.

“Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a Terra. E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus.” (Jó 19:25,26)

Com Ele morremos, com Ele também viveremos, e se perseverarmos, com Ele também reinaremos.
Este corpo de habitação terrena é temporária, segundo lemos em 2 Coríntios 5:1, “Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.”
Paulo escreve à Igreja de Roma, “Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8:38 e 39).

O Pedro foi um exemplo vivo, de que nada o iria separar do Amor de Cristo, e nesse Amor, foi à presença de Jesus.

É neste momento de pêsames, de saudade, de introspeção, de dor, que devemos elevar os nossos olhos ao alto, ao Senhor, e recordar as palavras do Salmista, “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a Terra.” (Salmo 121:1,2).

Hoje levanto os meus olhos aos Céus, sabendo que o meu socorro vem do Senhor! E se tivesse a possibilidade de falar com o Pedro, diria: “O pacto que fiz contigo, cumprirei. Sempre vamos recordar-te com muito carinho, até ao momento em nos reencontraremos na glória!”

Luís Miguel Santos
Pastor Principal ICCM - Igreja Cristã Corpo do Messias
Diretor Nacional da Associação REMAR


Posted in
Tagged with ,

Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS