Acrescentai à Vossa Fé a Virtude

Há virtudes indispensáveis para vencer em Cristo: Simplicidade, Gratidão, Paciência, Prudência e Perseverança.

E existem três constantes na vida: mudança, escolha e princípios.”(Stephen Covey)

A vida cristã é uma contínua mudança! Não nos conformemos a mais nada, a não ser a Jesus Cristo!

Há escolhas que têm de ser feitas. A primeira é ter Jesus como Senhor e Salvador. A nossa vida deve alicerçar-se nos princípios da Sua Palavra e das Suas Promessas. As nossas limitações podem ser uma plataforma de impulso à nossa fé ou um bloqueio a ela.

“A vida é 10% do que nos acontece e 90% de como reagimos”. (Charles R. Swindoll)

Por exemplo,dez dos dozeespias viram os impedimentos para conquistarem a Terra Prometida, Canaã, e somente em Josué e Caleb havia outro espirito. Eles confiaram na Palavra dada por Deus! Os outros dezreagiram com corações inflamados pelo pessimismo, ou por visão deturpada, queixosos e amargurados, e contaminaram todo o povo e condicionaram a decisão de Moisés.

Muitas vezes o povo de Deus exerce pressão sobre a liderança, e se a liderança enfraquecer, dará voltas e voltas, e ficará só como Moisés. Verá Canaã, mas não a herdará!

É necessário haver uma liderança com outro espírito,como o de Josué e Caleb, ou como o espírito de Paulo que dizia a Timóteo, “Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que Ele é Poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia”. 2Timóteo_1:12

Josué e Calebsabiam que enfrentariam esses gigantes, que seriam “aparentemente” uma limitação, mas que isso seria o “combustível” para a sua fé na promessa da Palavra recebida da parte de Deus, que nunca falha!

As “limitações” que enfrentamos vão regular a bênção que experimentamos!
 
Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém. Efésios 3:20, 21  

A incredulidade é a única coisa que pode impedir de recebermos as promessas de Deus para a nossa vida.

O diabo não pode impedir que Deus te abençoe! A sua única alternativa é colocar-te num estado de cerco espiritual, para que não possas ter acesso à bênção que Deus te deu, pela Sua graça.

Cuidado com quem te associas e em quem te apoias! Não procures o teu apoio na “carne”, mas em Deus!

Deus escolhe as pessoas mais improváveis nas situações mais improváveis, para trazer o livramento àqueles que lhe pertencem.

Deus repartiu Dons aos homens, a cada um, uma graça específica!

Mas a cada um de nós, foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo”. Efésios 4:7


A SIMPLICIDADE
 
Simplicidade ou sobriedade é a ausência de artifícios, extravagâncias e excessos de ordem material, social ou psicológica.

Simplicidade é o caminho para se chegar à humildade, e com isso, ser uma pessoa mais servil, menos arrogante e prepotente, combatendo e se livrando da inveja, do orgulho e dos ciúmes.

“A vida é realmente simples, mas nós insistimos em fazer com que seja complicada”. (Confúcio).

Paulo escreveu aos coríntios, “Mas, temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo”. 2 Coríntios 11:3

Podemos ver como muitas vezes o nosso entendimento se corrompe e se desvia da simplicidade e da pureza de Cristo.

Que cada irmão possa viver essa simplicidade cristã, de forma pura. Chegue-se a Cristo, que ele se chegará a si! Resista ao inimigo, porque ele fugirá de vós!

Simplicidade é uma grande virtude. É o caminho para a humildade, e tem uma manifestação bastante prática na vida particular de cada filho de Deus, visível na manifestação dos frutos do Espirito Santo. A simplicidade e a humildadenão têm nada que ver com “Status” social, com “Status” académico, mas sim com a forma de estar, longânima, benigna, imparcial, bondosa e piedosa de um filho de Deus, que se vai libertando da sua arrogância, e prepotência. A simplicidade luta e liberta-se da inveja, do orgulho, dos ciúmes e de todos os sentimentos facciosos.

Nenhuma destas qualidades pode ser adquirida ou produzida, são apenas reveladas através do exercício dos frutos do Espírito Santo na nossa vida.

      Não é apenas uma questão de fazer, mas sim, de ser e de estar.


A GRATIDÃO
Num sentido amplo, a gratidão pode ser explicada como um reconhecimento abrangente pelas situações e dádivas que a vida nos proporciona.

A gratidão no sentido humano, envolve um sentimento de dívida emotiva dirigida a outra pessoa, e é frequentemente acompanhado por um desejo de agradecer ou retribuir um favor.

A gratidão, num contexto teológico, refere se a um sentimento de dívida para com Deus, pelo Seu Amor e Graça, manifesto na Cruz em Jesus Cristo, que nos reconciliou com o Pai e nos livrou do peso do pecado e da morte.

A gratidão no coração humano faz com que se desenvolva a obra do Espírito Santo na vida de um filho de Deus.

“É através da gratidão pelo momento presente, que a dimensão espiritual se abre”. (Eckart Tolle).

“Quando és agradecido, quando podes ver o que tens, desbloqueias bênçãos que fluem na tua vida”. Suze Orman

A nossa tendência humana é reparar naquilo que os outros têm, e isso leva-nos ao pecado da comparação, à insatisfação e à inveja. Se não formos gratos, a dimensão do mundo espiritual é algo que sabemos que existe, mas nunca o experimentaremos.

Fomos chamados a estar em paz e a sermos agradecidos!(Colossenses 3:15, 2 Pedro 1:3-10)

A VIRTUDE
A Palavra de Deus fala de acrescentar à fé, virtude!

VIRTUDE é uma disposição estável de praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para praticar o bem, trata-se de uma verdadeira inclinação. É o conjunto de todos os hábitos constantes que levam o homem a praticar o bem.

Não fazer mal, não acrescentar virtude, mas sim o fazer o bem.

“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”. Tiago 4:17.

Cuidado, pois, cada vez que sabes fazer bem e não o fazes, estás a pecar deliberadamente.

“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”. Gálatas_6:9

Não te canses de fazer bem!

Fazendo o BEM, as pessoas verão as virtudes na prática, e nãona religiãoque não muda o coração.

Muitos são os “corações estagnados” que por se terem cansado de fazer o BEM,caíram em rotina.

O amor de muitos se esfria por causa da maldade de outros.

Existem tantas virtudes a serem acrescentar à Virtude. Uma delas é a Ciência que é conhecimento. Devemos procurar conhecer melhor Jesus, conhecer qual é a Sua vontade! Lê Romanos 12:1, 2


DOMINIO PRÓPRIO
 “O Senhor deu-nos um espírito de poder, de amor, e de mente sã, ou seja, de domínio próprio”.

2 Timóteo1:7.

“Fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder”.Efésios 6:10

 Já chegamos ao ponto de dizermos como Paulo, que não reinamos nós, mas Cristo reina em nós? Que estamos sujeitos a Ele e à Sua vontade? Que é o seu Espírito que nos guia, que nos consola?

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. Gálatas 2:20

Aqui surge uma das grandes virtudes que necessitamos aprender.

Com paciência!
 
A ciência da paz, de descansar no Senhor e na Sua Palavra, nas Suas Promessas, implica a Esperança. “Esta esperança segura de ser salvos é para as nossas almas uma âncora forte e de confiança, que nos liga ao próprio Deus, do outro lado do véu sagrado do céu”. Hebreus 6:19

Paciência é a capacidade de suportar incómodos e dificuldades de toda a ordem, de qualquer hora, ou em qualquer lugar.

É a capacidade de persistir num trabalho difícil, mantendo uma atitude tranquila e acreditando que se irá conseguir o que o Senhor quer, ser perseverante, saber esperar o momento certo para uma atitude adequada, aguardar em paz a compreensão que ainda não tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, a capacidade de se libertar da ansiedade.

Ser paciente,é ser educado, é saber agir com calma e com tolerância.

A paciência também é caridade, quando praticada nos relacionamentos interpessoais.

Diz-se que de entre as sete virtudes, a mais difícil de desenvolver, é a paciência, mas uma vez desenvolvida, ela traz inúmeros benefícios.

“Nós procuramos viver de tal maneira que ninguém jamais fique ofendido ou se retraia de buscar o senhor pelo modo como agimos, a fim de que ninguém possa encontrar falta em nós, e culpar o senhor por ela. De facto, em tudo o que fazemos, procuramos mostrar que somos verdadeiros ministros de Deus. Aguentamos, com toda a paciência, o sofrimento, a fadiga e as aflições de toda espécie”. 2 Coríntios 6:3,4.  

As nossas credenciais devem ser as nossas virtudes.

Essas virtudes devem ser levadas no nosso coração. São os frutos do Espirito Santo, tal como o sacerdote levava as pedras preciosas no peitoral. E a mais preciosa dessas pedras, é a paciência, esse fruto é mais poderoso que muitos dons sobrenaturais.

Aquele que espera sem paciência desespera.Desiste, abandona a corrida.

Pela falta de paciência, há casamentos que se desfazem, famílias que são destruídas. Mas aquele que espera algo da parte de Deus, com paciência, ancorado na esperança, recebê-lo-á.

“Entretanto, se precisamos continuar a confiar em Deus por algo que ainda não aconteceu, isso nos ensina a esperar com paciência e certeza”. (Viva) Rom 8:25  

“Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos”. Rom 8:25  JFA

“Agora, quanto a vocês, queridos irmãos que estão esperando a volta do Senhor, sejam pacientes, como o lavrador que espera até o outono para que a sua preciosa colheita amadureça. Sim, sejam perseverantes. E tenham coragem, pois a vinda do Senhor está próxima. Não murmurem uns dos outros, irmãos. Será que vocês próprios estão acima de qualquer censura? Pois vejam! O grande juiz já vem. Está quase aqui; (Deixem que Ele faça qualquer censura que precise de ser feita)”.VIVA Tiago 5:7-9.

A paciência mostra a capacidade estóica de sofrer muitas vezes grandes adversidades até ver o fruto prometido sem abandonar a fé. Para passar a falar na perseverança não poderia deixar de falar numa virtude imprescindível, que é a prudência.

Com prudência!

PRUDÊNCIA, na mitologia romana, CRAYTUS era o deus grego da guerra e da prudência.

Classicamente, prudência é considerada uma virtude, sendo uma das quatro virtudes cardinais. A palavra vem de prudência, (expressão francesa do final do século XIII), do latim PRUDENTIA, (que significa previsão, sagacidade).

Frequentemente é associada com a sabedoria,  e o conhecimento. Neste caso, a virtude é a capacidade de julgar entre atitudes maliciosas e virtuosas, não só num sentido geral, mas com referência a acções apropriadas num dado tempo e lugar. Embora a prudência não execute qualquer acção, está preocupada unicamente com o conhecimento, e todas as virtudes têm que estar reguladas por ela.

Prudência com as palavras, com a língua, no saber falar, fazendo com que as nossas palavras sejam melhores do que o silêncio!

“Até o tolo, estando calado, é tido por sábio; e o que cerra os seus lábios, por entendido.”  Tiago 3:6. A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniquidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno”

“O homem vil suscita o mal; e nos seus lábios há como que um fogo ardente.

O homem perverso espalha contendas; e o difamador separa amigos íntimos”. Pro 17:28

Prudênciacom os ouvidos! Cuidado com o que ouves, ou como interpretas o que ouves. Cuidado com as pessoas que não sabem guardar uma confidência, e que rápido vão espalhar o que escutaram, ou o que interpretaram mal o que escutaram, ou, como muitas vezes acontece, contam ao contrário, ou aumentam ou diminuem, e causam tragédias em vidas alheias.

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfémia sejam tiradas de entre vós, bem como toda a malícia,

antes, sede bondosos, uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo”. Efésios 4:29-32  

Haja prudência com a alimentação!Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém.

Haja prudência com as redes sociais,com os comentários nas redes, com os Posts,com a exposição da intimidade, pois uma vez colocada, já não pode ser retirada. E isso passa a ser do domínio público.

Haja prudência com aqueles que são violentos, que são soberbos, que são caluniadores, guardando-nos dos tais!

“O homem violento alicia o seu vizinho, e guia-o por um caminho que não é bom. Quando fecha os olhos fá-lo para maquinar perversidades; quando morde os lábios, efectua o mal. Provérbios 16:29, 30

Mateus 7:6, “Não dêem aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem!”


“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.

Isso será saúde para a tua carne; e refrigério para os teus ossos.

Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda;

Assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de mosto os teus lagares.

Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enojes da sua repreensão;

Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem”. Provérbios 3:5-1

Deus não nos apoia na nossa prepotência e na auto-suficiência humana.

Quando dependemos Dele, da Sua Graça, tudo corre bem, de acordo com o Seu plano.

Quando somos auto-suficientes, estamos a declarar a nossa vitória humana, e isso conduz-nos ao fracasso. Mas, se decidimos confiar no Senhor, honrá-Lo com os nossos bens, com as primícias dos nossos ganhos, seremos abençoados e Ele nos guardará, ainda que, como filhos, Ele tenha que nos disciplinar. Mas recebamos essa disciplina de bom coração, porque que é para justiça, é para frutificar!

Com perseverança!
A perseverançaé aquele valor que dispõe alguns seres humanos, no seu agir, e que implica a constância, a firmeza, a persistência, na consequência para atingir um alvo.

A perseverança é um sinónimo de diligência. É persistência, ética, decisão e objectividade. É necessária nos trabalhos integrados com força, disciplina e motivação.

“E, despedida a sinagoga, muitos judeus e prosélitos devotos seguiram a Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a perseverarem na graça de Deus”. Atos 13:43  

Perseverantes não pessoas que são levadas como um barco à vela por onde o vento lhes dá, por sentimentos e emoções.

Os filhos de Deus são firmes e não mudam, estão afirmados na fé na rocha da sã doutrina.

Sim é sim, e o não é não! Perseveram na Palavra, em Jesus, na oração, no louvor e no partir do pão, e nas boas obras para as quais de antemão já estavam preparadas para que nelas andássemos. Andando com humildade, pedindo ao Senhor que nos ajude a dar frutos, em fé e amor.

“Eu repreendo e castigo, a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te!

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”. Apo 3:19, 20

“Pedro então lhes respondeu: arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de jesus cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do espírito santo. Por que a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa! De sorte que foram batizados os que receberam a Sua Palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.” Atos 2:38 - 41

A comunhão dos crentes
E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram

Feitos pelos apóstolos.

Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.

E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um.

E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,

louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos. Atos 2:42- 47

Por que vêm tempos maus! Mateus 24:6-14

“E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

Mas todas essas coisas são o princípio das dores.

Então, vos hão-de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome.

Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão.

E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.

E por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará.

Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

E este Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o Fim.
Posted in
Tagged with , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS