Sabedoria ou Esperteza ?

É provável que muita gente confunda sabedoria com esperteza. A esperteza tem mais a ver com astúcia, malícia, manha, subtileza, e este tipo de comportamento é capaz de aparentar uma certa “sabedoria”, mas pelos seus frutos, revela o quão daninho, perverso, humano e diabólico é.

A Sabedoria é de proveninência divina e os seus resultados são bem diferentes. A perversidade e o oportunismo prolifera como uma praga que corrompe indivíduos, famílias e a sociedade. Quantos se aproveitam da desgraça alheia para enriquecer? Quantos usam a sua esperteza para enganarem outros, sem escrúpulos? É difícil ficar indiferente perante tanta corrupção, tornando um pequeno grupo de “felizardos”, mais prósperos que a maioria da população mundial. Todos os dias, os meios de comunicação informam, mas também formatam e deformam uma sociedade incauta, com coisas repugnantes, que seria melhor nem se tornarem conhecidas.

Na Bíblia, há um dos salmistas que escreve, “Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. Não se acham em trabalhos como outra gente, nem são afligidos como outros homens. Pelo que a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de um adorno. Os olhos deles estão inchados de gordura; superabundam as imaginações do seu coração. São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente... Eis que estes são ímpios; e, todavia, estão sempre em segurança, e se lhes aumentam as riquezas... Quando pensava em compreender isto, fiquei sobremodo perturbado; até que entrei no santuário de Deus; então, entendi eu o fim deles.Salmo 73:3-8,12,16,17

Deus não dorme, e os espertos são derribados repentinamente, num ápice, quando menos esperam. O apóstolo Paulo revela o caráter destes “espertos”: “Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas.” Filipenses 3:18,19. Os maus exemplos proliferam, e oramos para que Deus ainda no tempo que estamos a viver, levante homens com a VERDADEIRA SABEDORIA, que amenizem os estragos e seja restaurem a confiança de muitos. Ainda há gente SÁBIA neste tempo, mas muitos acabam por desejar protagonismo, e caem da graça de Deus.

Um dos livros bíblicos mais pragmáticos, isto é, que contêm considerações de ordem prática, realista, sem rodeios, com alvos bem definidos, sem subterfúgios, é o do apóstolo Tiago. “Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.Tiago 3:13,17,18

O homem revela quem é, pela sua conduta. Que haja diferença entre aqueles que servem o Senhor na vida dos outros, com sabedoria, e aqueles que se servem da sua própria esperteza para usarem das coisas de Deus com egoísmo, para benefício próprio.
Posted in
Tagged with , , ,

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS