Ser Sábio

Ser sábio é um desafio que nos é lançado, e deve ser algo permanente nas nossas vidas. Aqui coloca-se à nossa disposição dois tipos de sabedoria, a humana e a divina. As duas podem ser opostas entre si. A sabedoria deste mundo, sem o temor de Deus, é loucura. 1 Coríntios 1:20, 21: “Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.”

Ser sábio é saber fazer uso de uma grande soma de conhecimentos. É ser erudito, é saber, é conhecer bem as coisas. É ter conhecimento ou ciência. Aquele que é sábio, faz uma circunspeção, (qualidade de quem observa com cuidado todos os âmbitos de uma questão, de uma situação ou de um facto), e fá-lo com prudência. Quando faz um juízo sobre uma questão, tem bom senso, vê a razão e age com retidão.

Ser sábio é também saber discernir bem as coisas divinas e as humanas. A sabedoria humana não é má no seu todo. O mal deste tipo de sabedoria está quando não há espaço para Deus.

O mundo não conhece Deus pela sua sabedoria, pela sua intelectualidade. David relata no Salmo 14:1, “Disse o néscio no seu coração: Não há Deus...” Quando o homem não inclui Deus nos seus conhecimentos, torna-se um néscio ou um insensato.

Um homem sábio, ou uma mulher sábia, são eruditos, julgam bem as coisas e são prudentes. Ninguém que seja ou se considere sábio, exclui Deus, nem dos seus pensamentos diários, nem tão pouco, ou muito menos, da sua vida.

Sábio é quem tem a capacidade de perceber que somos pequenos demais para entender tudo, mas aquilo que consegue compreender, é útil quando devidamente aplicado.

Sábio é o que percebe não ser o centro deste mundo. O mundo já existia antes de termos nascido e continuará depois de termos partido dele.
Sábio é o que entende que mesmo as coisas que não podemos ver, fazem parte do nosso dia-a-dia.
Sábio é quem tem a percepção de que a sua vida faz sentido, e que há um sentido para a sua vida.
Alguns sábios que nos antecederam, deixaram-nos um legado a seguir.

Quem é sábio observe estas coisas e considere atentamente as benignidades do SENHOR.” Salmo 107:43
“O sábio teme e desvia-se do mal.” Provérbios 14:16
“O homem sábio anda retamente.” Provérbios 15:21
“Para o sábio, o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do inferno que está embaixo.” Provérbios 15:24
Há poder nas palavras proferidas, “Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.” 1 Coríntios 3:18

Sejamos sábios! Persistamos em caminhar na verdadeira sabedoria, “Mostrando, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria.” Tiago 3:13. Este é um excelente conselho: “Anda com os sábios e serás sábio!” Provérbios 13:20.

Estamos a viver dias em que a maldade aumenta, as dificuldades são tantas, embora o conhecimento humano seja cada vez mais amplificado, precisamos dar bom uso à dádiva do tempo e talentos que nos são concedidos por Deus,  sem nos esquecermos que vamos passar uma eternidade, com Ele ou sem Ele. A escolha é feita aqui, e cada um é confrontado com ela.
No filme “A Cabana”, o principal protagonista é convidado a um encontro com a Sabedoria. É necessário desejar ser mais sábio. É necessário buscar a Sabedoria!
É o homem que faz a escolha de fazer o mal ou o bem. O mal é a ausência do bem. Escolher o bem é ir ao meio da guerra, dos conflitos, das catástrofes da vida e ajudar os outros.
Uns vão seguir o bem, outros o mal!
SEJAMOS SÁBIOS E VIVAMOS COMO TAL!

No Comments


Recent

Categories

Archive

 2024

Tags

SALVOS PARA SEMPRE”?salvação APRESENTAR BLOG Bíblia COVID-19 Deus Israel Jerusalem Miguel Diez SACRIFICIO Trabalho aflição aliança evangelica alma amigo de deus amizade amor de Deus amor animo ansiedade anunciar aperfeiçoar apoio social armadura de Deus atitudes atleta atribulados barro bem biblia boas novas boas perspectivas buscar caminho campanhas cansados casamento compromisso comunidade conferencia confiança confiar congresso conhecer consolo convencido convertido convivio coração coronavirus corpo do messias crer crianças órfãs crise cristo cristãos cruz cuerpo de cristo cuidar cura decisão desafios descanso desfrutar destino deus cuida de nós direção discípulo divino doença enfermidade escolha esforça-te espirito santo eternidade eutanásia evangelho fariseus feliz fe fidelidade filho de Deus fortaleza guerra higiene homem de dores homem hora humano iccm sintra iccm idolos igreja inauguração iccm sintra indiferença iniquidade interceder inverno jesus jovens cristãos jovens iccm loucura poder de Deus luis santos luz mais que vencedores mal marcha por jesus medo menino mensagem mente mestre missões morte moçambique natal nomes Deus noticias nova vida novo ano não obediencia oleiro oração orgulho pac palavra pascoa pastores iccm pecado perfeitos pergunta perseguição poder porta estreita portugal para jesus pregar prevenção covid19 problemas procurar promessas propósitos provação prudente que será quem sou reflexão refugio rejeição remarportugal remar ressurreição retiro esther reunião ministerial sabedoria saber viver salvação sarado sedento sefarad israel semana santa senhor servir sim sinais sobreviventes socorro sofrimento stream tempestades tentação tristeza valor vencedores venho avisar verdade verão vida vigilia youth for christ “UMA VEZ SALVOS